Professores protestam por nomeação de concurso de 2016 e repasse do Fundeb em Itaúna

@viuitauna

Na noite desta segunda-feira (6), durante o acendimento das luzes de Natal na Praça Dr. Augusto Gonçalves, professores da rede Municipal de Itaúna saíram em manifestação. A categoria cobra a nomeação dos aprovados no concurso realizado em 2016, que estão trabalhando como contratados, e o repasse do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), para o pagamento de salários aos profissionais da educação.

A alegação é de que benefícios desse tipo estão sendo anunciados e pagos em todo o Brasil, porém em Itaúna há resistência de vereadores da base governista para aprovar a subvenção.

Há alguns dias a Prefeitura divulgou nota informando que a Secretaria Municipal de Educação analisava o uso de eventuais sobras de recursos do Fundeb, como forma de reconhecimento pela produtividade e incentivo aos profissionais da área.

“Os vereadores já tiveram 35 dias para colocar em votação. Tivemos parecer aprovado do Ministério Público, várias cidades já aprovaram. Mas a comissão formada pelos vereadores Nesval, Joselito e Alexandre Campos não dá o parecer. Contamos com o nosso direito, porque a sobra pode ser rateada e a Prefeitura, até setembro, teve menos gastos na área. Estávamos com poucos professores”, argumenta Leandro Nogueira.

OUTRO LADO Apesar da promessa, segundo professores que procuraram a reportagem, não houve avanço na discussão.

Procurada nesta terça-feira (7), a Prefeitura de Itaúna respondeu após a publicação, afirmando que não há vagas para as nomeações pleiteadas. Segundo o Município, existe uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para o não pagamento do rateio do Fundeb. A assessoria de comunicação diz ainda que o secretário Municipal de Educação, Weslei Lopes, está de férias e deverá retornar na sexta-feira (10).

A Câmara Municipal ainda não se manifestou a respeito.

3 thoughts on “Professores protestam por nomeação de concurso de 2016 e repasse do Fundeb em Itaúna

  1. Os professores precisam ter o direito adquirido por esforço e estudo reconhecido. Eles fizeram concurso e passaram! Não estão pedindo favor!

  2. A educação é invisível aos olhos de alguns governantes.
    Estamos na luta desde 2017 para a nomeação dos professores do concurso de 2016.Sempre temos as mesmas respostas ou na maioria das vezes não somos atendidas.Descaso total com a educação.Somos contratadas a 5 anos e segundo o secretário de educação, não há vagas.ABSURDO!!!

  3. Muitos governantes enchem a boca para falar que a Educação é a mudança do país, que é essencial. Mas falam da boca pra fora, pois na prática não há valorização dos professores.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Homem é alvejado por disparo de arma de fogo no Nova Vila Mozart; PM apreende revólver
Next post CDL Itaúna projeta aumento nas vendas de 20% no Natal, com 1500 vagas preenchidas no comércio