@viuitauna
A morosidade do governo do Estado, somada à elevação de custos no projeto da nova delegacia, poderá fazer com que a Polícia Civil de Itaúna deixe de migrar para uma nova e moderna sede no bairro de Lourdes, como planejado até então, para permanecer na Praça Dr. Augusto Gonçalves. Uma possível transferência para o atual prédio do Fórum, que em breve se mudará para o Boulevard Lago Sul, começou a ser traçada em uma reunião do Centro de Desenvolvimento Empresarial (CDE Itaúna).
Durante o encontro, na quinta-feira (16), autoridades atentaram mais uma vez para a necessidade da implantação do sistema Olho Vivo na cidade, o que auxiliaria o combate e o rápido esclarecimento de crimes como o caso de uma jovem que sofreu assédio sexual de um motociclista, flagrado por uma câmera, no bairro Nogueirinha.
De acordo com o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Itaúna (CDL Itaúna), Maurício Nazaré, devido a demora do Estado em aprovar o projeto da nova delegacia, o custo encareceu, inviabilizando a permuta da atual sede da Polícia Civil no Centro de Itaúna. O dinheiro da venda da imóvel subsidiaria a construção de uma nova delegacia, que prometia mais conforto ao cidadão e agilidade nos serviços.
“O tempo demasiado de tramitação dos processos burocráticos de mais de três anos tornou o (atual) prédio (da delegacia) mais barato que a obra. Houve uma disparada de preços de materiais de construção e os imóveis ainda não sofreram esta correção. A melhor alternativa diante da atuação situação foi pleitear o prédio do Fórum para abrigar a delegacia”, disse Nazaré ao @viuitauna.
A possibilidade de mudança para o atual Fórum foi aventada pelo juiz Adelmo Bragança de Queiroz. De acordo com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), uma nova empresa assumiu as obras do novo Fórum no Boulevard Lago Sul. A previsão é de que o edifício de 7 mil m² de área construída e seis pavimentos seja concluído até o fim de 2023.
O delegado Leonardo Pio ressaltou que para que haja mudança para delegacia regional, será necessária estrutura física adequada. A migração para a sede do Fórum seria, segundo ele, um importante passo.
“O assunto está bem avançado nas tratativas”, adiantou Pio à reportagem.
APAC JUVENIL, PRESÍDIO E OLHO VIVO Além da nova delegacia, o encontro entre empresários, políticos, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, revisou o plano de ações de segurança pública, estudos sobre a implantação da APAC Juvenil, a construção do novo presídio e o projeto Olho Vivo. A demanda pelo sistema de vídeomonitoramento existe em Itaúna desde 1995, aponta Nazaré. O presidente da CDL Itaúna lamentou a demora na implantação, uma vez que municípios vizinhos como Itatiaiuçu e Pará de Minas já tem o projeto em plena operação.
O secretário Municipal de Regulação Urbana, Thiago Araújo, se comprometeu a agendar uma reunião com o prefeito Neider Moreira (PSD) para avaliar a execução do projeto.
SAIBA MAIS
Olho Vivo na repressão ao crime
Representantes da Polícia Civil e Polícia Militar reafirmaram durante a reunião o quanto é importante e urgente a implantação do projeto Olho Vivo em Itaúna e como impactaria positivamente na repressão ao crime, reduzindo ocorrências de furtos e roubos, inibindo a ação de infratores e agilizando o processo de localização de criminosos.
Ué? Cadê o Gustavo “Mitre”?
Ele não é o bambambam das verbas para Itaúna?
E o Romeu Zema? Não era considerado o mais “eficiente” dos governadores?
Língua e papo todo mundo tem. O que difere é a dignidade, o caráter e a ação.