“Vergonha”: Prefeitura promete paliativo para refazer asfalto entregue em julho no Morro do Engenho

@viuitauna

Com as chuvas de fim de ano, o asfalto da extensão das avenidas Gabriel da Silva Pereira e Dorinato Lima, aplicado em julho, no Morro do Engenho, foi tomado por verdadeiras crateras, dificultando a passagem de veículos. Pressionada nas redes sociais, a Prefeitura disse nesta segunda-feira (3) que fará um paliativo no local, aplicando fresa asfáltica na tentativa de tapar os buracos, “tão logo a chuva permita”.

Em nota, a assessoria de comunicação atribui ao volume pluviométrico e o fato de o trevo de acesso à MG-431 estar em obras para o asfalto ter se deteriorado em pouco tempo. O posicionamento oficial do Município desconsidera, contudo, problemas de captação pluvial na via, além do intenso tráfego de veículos e carretas. Seguidores chamam de “vergonha” a situação no trecho – conforme fotos e vídeos enviados ao @viuitauna.

“A Secretaria Municipal de Infraestrutura informa que o dano ocorreu em função ao grande volume de chuvas e ao fato da parte do Governo do Estado estar em obras. A pasta já acionou a empreiteira para uma solução e, até então, fará um paliativo no trecho que compete ao Município, afim de minimizar danos do período chuvoso”, afirma a Prefeitura em nota.

Em 7 de outubro, o governador Romeu Zema (Novo) veio à Itaúna para assinar a ordem de serviço das obras do trevo do Morro do Engenho, sob responsabilidade do DER-MG. Cerca de três meses antes, em 2 de julho, o prefeito Neider Moreira (PSD) anunciou o início das obras de conclusão do entroncamento da Gabriel da Silva Pereira com a Dorinato Lima, quando foi aplicado novo asfalto no trecho.

“Estamos fazendo uma nova alça de acesso à rodovia. Muitos caminhões e máquinas trabalhando para poder tornar isso aqui uma grande nova entrada da cidade. Um trabalho que está vem sendo executado desde o ano passado e estamos agora nessa fase de conclusão”, comentou Neider em vídeo divulgado nas redes sociais, na ocasião.

Prefeitura anunciou nas redes sociais a conclusão do asfaltamento das avenidas Gabriel da Silva Pereira e Dorinato Lima. Fotos e vídeo: Divulgação/Prefeitura de Itaúna

CAPTAÇÃO TERÁ DE SER REFEITA Ao @viuitauna, o secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços, Rosse Andrade, admite que somente uma parte da captação pluvial das vias foi executada pelo Município. Segundo Rosse, o DER-MG reiniciará as obras assim que a chuva permitir, sendo necessário refazer a captação com grande movimentação de terra na abertura lateral.

“O DER-MG vai mexer na captação e precisa interligar uma na outra. A empresa que fez o asfaltamento da Gabriel da Silva Pereira é a mesma que está fazendo (as obras) do trevo e o serviço tem garantia. Eles pediram um tempo devido a chuva”, alega Andrade.

EXECUÇÃO DO TREVO Perguntado pela reportagem sobre a execução das obras do trevo da MG-431 e o alinhamento de informações com a Prefeitura, o DER-MG retornou na terça-feira (4). De acordo com o órgão, 28 metros de bueiro linear já foram concluídos e parte do serviço de fragmentação de rocha também.

“Porém o ritmo de trabalho depende das condições climáticas favoráveis, pois as chuvas, constantes na região, impedem a execução de alguns serviços”, pondera.

One thought on ““Vergonha”: Prefeitura promete paliativo para refazer asfalto entregue em julho no Morro do Engenho

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Itaúna e 87% de Minas Gerais sob alerta de chuva forte
Next post Escala de pagamento do IPVA 2022 começa em março, com valores congelados por Zema