Carla Corradi
@viuitauna
O primeiro dia de atualização de cadastro para as parcelas do Recupera Minas em Itaúna foi marcado por filas e falta de informações nesta terça-feira (8). Pessoas afetadas pelas chuvas e que não haviam sido notificadas pela Defesa Civil em dezembro e janeiro acabaram sendo incluídas para o recebimento do auxílio. O @viuitauna apurou que anteriormente o setor só havia notificado 150 famílias na cidade, deixando até então bairros como o JK de fora.
O atendimento foi realizado por ordem de chegada e a falta de informações prévias gerou dúvidas. A Prefeitura não divulgou com antecedência a documentação necessária para o cadastro e o funcionamento pausado durante o almoço, de 12h às 14h – o que só foi corrigido com um comunicado divulgado à tarde. Uma lista de espera foi criada na portaria da Defesa Civil para organizar os atendimentos, mas conforme relatos, às 14h funcionários já dispensavam quem chegava ao local por causa da alta demanda.
De acordo com um dos afetados pela chuva e que procurou a sede da Defesa Civil nesta terça, o atendimento foi precário.
“É só cadastro. Não tem informações de nada, de quando vamos receber. Chegou idoso lá e mandaram voltar porque todo mundo tinha que sair até às 16h”, afirma.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
• Xerox da notificação de risco expedida entre 1/12/2021 e 17/1/2022;
• Xerox do documento de identidade de todos os moradores da residência;
• Xerox do comprovante de endereço
COMO ATUALIZAR O CADASTRO:
Procure o setor de Defesa Civil da Prefeitura, de terça a sexta-feira, de 8h às 12h e de 14h às 16h
Endereço: Rua Godofredo Gonçalves, 451, Centro, Itaúna
Importante: O procedimento será realizado apenas de forma presencial, até sexta-feira (11)
NOTIFICAÇÃO RETROATIVA Quem procurou o setor assinou um termo onde consta a informação de que a Defesa Civil esteve no dia 7 de janeiro nos locais com risco para inundação em Itaúna, orientando os moradores a retirar seus móveis. Moradores de áreas afetadas alegam, por outro lado, que não haviam sido notificados pela Prefeitura anteriormente.
“Não recebi nenhuma orientação e nem o pessoal da minha rua. Tentei contato por diversas vezes (com a Defesa Civil) em janeiro e fevereiro através de WhatsApp e Instagram, sem sucesso. O único retorno que tive foi no dia 9 de fevereiro e disseram que outra pessoa estava de plantão”, relata uma moradora do bairro Nova Vila Mozart.
Ao @viuitauna, a assessoria de comunicação da Prefeitura reconheceu que o atendimento inclui tanto quem já havia sido notificado pela Defesa Civil, para atualização do cadastro, como quem procurou o setor pela primeira vez, para receber o auxílio.
“A Defesa Civil vai atualizar o cadastro em cima dos protocolos do programa. Levando em conta todas as famílias que foram notificadas (anteriormente) e as que moram em áreas que foram alagadas e tiveram algum prejuízo”, afirma.
AUXÍLIO O plano do Governo de Minas destinou uma verba de R$ 1,2 mil para cada pessoa desabrigada ou desalojada no período de 1º de dezembro a 17 de janeiro em Itaúna. O valor é dividido em três parcelas de R$ 400 cada, liberados a partir deste mês.