@viuitauna
Na segunda-feira (7), estudantes do Centro Universitário Una protestaram contra o ensino híbrido em diversas cidades de Minas Gerais. Uma seguidora do @viuitauna enviou vídeos da unidade de Divinópolis, onde os alunos reclamam que a instituição quer alterar os cursos presenciais sem redução na mensalidade. A Una respondeu nesta quinta (9), dizendo que o modelo que alterna a composição com aulas é “inovador” e incentiva o diálogo na formação dos estudantes.
As manifestações também ocorreram em unidades da rede em Belo Horizonte, Conselheiro Lafaiete e Itabira. Entre as reivindicações estão o fim do ensino híbrido, a contratação de novos professores e o não aumento das mensalidades – houve, recentemente, reajuste de cerca de 11%.
Com cartazes, apitos e frases de efeito, os alunos manifestaram em Divinópolis dentro das salas de aula, acompanhados por seguranças.
Em nota enviada ao @viuitauna, a assessoria de comunicação do Una Divinópolis afirma que manifestações são uma característica da democracia e, enquanto instituição de ensino, incentiva o diálogo e o pensamento analítico como fundamentais na formação dos estudantes.
“Quanto às aulas, informamos que elas retornaram de maneira presencial em 7 de março, respeitando todas as diretrizes do Ministério da Educação. Ressaltamos que o modelo acadêmico estabelecido pela instituição é inovador e incentiva o estudante a desenvolver competências que os preparam para os desafios reais da carreira”, sustenta o Una.
MODELO ALTERNADO A instituição diz ainda que o modelo foi construído de forma que alterna a composição com aulas, atividades de extensão presenciais e online, permitindo, segundo o Una Divinópolis, “o aperfeiçoamento e desenvolvimento de habilidades e competências que serão chaves para a sua formação”.