@viuitauna
O deputado estadual Gustavo Mitre (PSC) realizou audiência com o secretário de Estado da Saúde, Fábio Baccheretti, na Cidade Administrativa. Dentre os assuntos tratados, a possibilidade de antecipação do pagamento da emenda parlamentar destinada ao Hospital Manoel Gonçalves, no valor de R$ 1.143.000, e o pedido de homologação do Centro de Hemodinâmica. A indicação do recurso foi anunciada por Mitre em março, momento em que foi recebido pela nova provedoria do hospital, representada pelo provedor Augusto Machado de Sousa e o diretor Administrativo, Belmiro Filho.
Em setembro, Baccheretti se comprometeu a revisar os pareceres técnicos emitidos pelo Governo do Estado e encaminhar urgentemente o pedido de credenciamento e habilitação da hemodinâmica para o Ministério da Saúde. A possibilidade de implantação do serviço em Itaúna surgiu com a expansão do hospital, a partir da nova ala com 32 leitos financiada pelo grupo J. Mendes. Em março de 2021, o Manoel Gonçalves anunciou a assinatura de um contrato com a empresa Angiosete, de Sete Lagoas, para operar o serviço de alta complexidade em cardiologia e endovasculares intervencionistas, como ponte de safena, cateterismo e stent.
Na audiência com Baccheretti, na última quarta-feira (4), o deputado solicitou a antecipação do pagamento do valor para o hospital que, como toda entidade filantrópica, enfrenta dificuldades financeiras na prestação continuada de um atendimento qualificado de saúde pública.
Mitre reiterou a solicitação de homologação do serviço de hemodinâmica – tratamento e realização de cirurgias minimamente invasivas mas de alta complexidade do coração, que já tem prédio e equipamentos novos, prontos para a utilização pelos pacientes. Desde 2019, o deputado tem atuado para conseguir a homologação do serviço, participando de reuniões com a Superintendência Regional de Saúde, e os secretários de Estado da Saúde, junto com outras autoridades da área da saúde pública de Itaúna.
A homologação pelo Estado e o futuro credenciamento pelo Governo Federal garantirão aportes financeiros para que o Manoel Gonçalves mantenha os atendimentos na hemodinâmica.
“O deputado estadual Gustavo Mitre agradeceu à Fábio Baccheretti a atenção especial que tem com as demandas itaunenses e renovou o compromisso de fazer do mandato uma extensão de Itaúna na Assembleia Legislativa”, afirma a assessoria do deputado.
“CICLO DE TRANSFORMAÇÃO” A implantação da hemodinâmica foi aprovada pelo Comitê Regional Intergesterores em dezembro de 2019. Na ocasião, o secretário Municipal de Saúde Fernando Meira disse que o serviço completa um “ciclo de transformação” no hospital nos últimos anos, aumentando a complexidade de serviços, e disse esperar que a habilitação, iniciada em setembro de 2018, ocorra em breve.
“Fico muito feliz em fazer parte deste momento e vejo com muita esperança os frutos que colheremos em breve dessas ações que estamos desenvolvendo. Com mais este serviço, o hospital amplia sua atuação em alta complexidade, juntamente com os serviços de neurocirurgia e oncologia”, disse o secretário Municipal de Saúde.