Prefeitura adota novo procedimento para testes de leishmaniose em Itaúna: 2,5 mil kits neste ano

@viuitauna

Com incidência esporádica de leishmaniose, de acordo com a Prefeitura, Itaúna adotará um novo procedimento de testes para a doença. A prioridade será animais que apresentarem no mínimo três sintomas, além de animais de rua e animais que serão castrados no programa de controle populacional de cães e gatos. O Município receberá do Governo do Estado 2,5 mil testes rápidos (kits) neste ano. Desta forma, sustenta a Prefeitura, não há possibilidade de fazer teste em cães assintomáticos.

De acordo com a campanha de vacinação antirrábica realizada em 2021, a cidade possui cerca de 18 mil cães nas zonas urbana e rural. Itaúna não recebia os testes rápidos (DPP) há cerca de seis meses. A leishmaniose é uma doença considerada uma zoonose, ou seja, que pode ser transmitida aos seres humanos.

Na tarde de segunda-feira (9), a Secretaria Municipal de Saúde recebeu a visita da Referência Técnica do Programa de Controle de Vigilância da Leishmaniose Visceral Canina, Gilmar Santos. O profissional pontuou como será realizada a logística para a realização dos testes rápido da doença a partir de agora. O procedimento é uma ferramenta utilizada para realizar a vigilância e controle dos casos no município.

A partir de agora, serão testados animais com sintomas característicos, animais de rua e animais que serão castrados no programa de controle populacional de cães e gatos do município.

“Itaúna está classificada como um município com incidência esporádica da doença (baixa transmissão humana). Acreditamos que o índice de leishmaniose aqui está no parâmetro aceitável, que é de até 2%. Por isso não há necessidade de liberar kits para livre demanda. Alinhamos com a Secretaria de Saúde e será realizado a partir de agora um inquérito amostral por bairro, para sabermos a situação parasitária dos cães por regiões da cidade. Animais com resultado positivo para a doença farão o teste sorológico ELISA para confirmação dos casos”, explica Santos.

ZOONOSES A Secretaria Municipal de Saúde conta com a compreensão da comunidade para a nova dinâmica de utilização do material. O setor de Zoonoses está à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas. O endereço é Av. Manoel da Custódia, 1.111, bairro São Geraldo. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 7h às 16h. O telefone para mais informações é o (37) 3242-9606.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Homem que mantinha a companheira em cárcere privado é preso pela Polícia Civil em Itatiaiuçu
Next post Micro-ônibus tomba na MG-040 sentido Crucilândia após motorista apresentar mal súbito