Baccheretti diz em visita que hospital de Itaúna está apto a receber serviços de alta complexidade

@viuitauna

O Secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, visitou o Hospital Manoel Gonçalves na manhã desta terça-feira (24). A agenda em Itaúna foi realizada com o intuito de conhecer o hospital e as instalações do serviço de hemodinâmica, que aguarda a homologação do Ministério da Saúde. Durante o encontro, Baccheretti disse que hospital está apto a receber investimentos em alta complexidade, sinalizando a aprovação do serviço para breve.

Baccheretti também conheceu a estrutura da nova maternidade, com duas salas cirúrgicas e 13 leitos. A expectativa é de que a área seja inaugurada no final de junho.

Em setembro, o secretário se comprometeu a revisar os pareceres técnicos emitidos pelo Governo do Estado e encaminhar urgentemente o pedido de credenciamento e habilitação da hemodinâmica para o Ministério da Saúde. A possibilidade de implantação do serviço em Itaúna surgiu com a expansão do hospital, a partir da nova ala com 32 leitos. Em março de 2021, o Manoel Gonçalves anunciou a assinatura de um contrato com a empresa Angiosete, de Sete Lagoas, para operar o serviço de alta complexidade em cardiologia e endovasculares intervencionistas, como ponte de safena, cateterismo e stent.

Estiveram presentes durante o encontro os prefeitos de Itaúna, Neider Moreira (PSD), e de Itaguara, Donizete Chumbinho (PSDB), a vice-prefeita Gláucia Santiago (PL), o deputado estadual Gustavo Mitre (PSB), membros da administração do hospital e demais autoridades locais.

A visita ocorreu poucos dias depois de Gustavo Mitre se reunir novamente com o secretário, na Cidade Administrativa, para solicitar a habilitação do serviço. Desde 2019, o deputado tem atuado para conseguir a homologação, participando de reuniões com a Superintendência Regional de Saúde, e os secretários de Estado da Saúde, junto com outras autoridades da área da saúde pública de Itaúna.

Baccheretti ressaltou a importância do hospital para a macrorregião Centro-Oeste. Além de Itaúna, a unidade de saúde também atende os municípios de Itatiaiuçu, Itaguara e Piracema, na microrregião.

“Temos o foco de regionalizar a saúde como um todo, equipando os hospitais com serviços de alta complexidade, para que os pacientes não tenham que se deslocar tanto para conseguir atendimento. Certamente, o hospital Manoel Gonçalves está apto para receber esse tipo de investimento do Estado”, apontou.

O administrador do Manoel Gonçalves, Belmiro Filho, disse que a visita foi de extrema importância para o crescimento da instituição e apontou demandas em aberto.

“Existem demandas a serem realizadas no hospital, uma delas é o credenciamento da clínica hemodinâmica, além do alvará definitivo dos 10 leitos do CTI habilitados provisoriamente. Estamos levando essas demandas para o Secretário de Estado de Saúde, uma vez que Itaúna é uma referência importante dentro do cenário da Saúde de Minas Gerais”, comentou Filho.

HABILITAÇÃO DA HEMODINÂMICA Em nota nas redes sociais, a Prefeitura de Itaúna afirma que o encontro foi um passo importante para que o Governo do Estado possa solicitar a habilitação ao Ministério da Saúde e que Itaúna passe a oferecer procedimentos cardíacos de alta complexidade, vindo a suprir a demanda reprimida de toda a região, ainda não atendida na macrorregião.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post PM realiza batida em boate em Igaratinga e recupera motocicleta furtada em Curvelo
Next post Caminhão das Profissões oferece atendimentos gratuitos no Espaço Cultural, na sexta-feira (27)