Coletivo da ViaSul que desprendeu roda estava com manutenção em dia, diz Prefeitura e concessionária

@viuitauna

O ônibus da ViaSul que desprendeu uma das rodas contra uma residência na Av. Manoel da Custódia, na manhã desta quinta-feira (26), estava com a manutenção em dia, sustentam a Prefeitura e a concessionária do transporte coletivo de Itaúna. Após o acidente, a empresa de ônibus instaurou uma perícia para identificar se houve um defeito de fábrica ou se a causa foi falha humana. A 9ª Cia de PM diz não ter registrado a ocorrência.

A roda atingiu uma máquina de lavar no quintal da casa e por sorte, ninguém se feriu. A ViaSul justifica que é “extremamente raro que algo assim aconteça”, embora haja histórico de acidentes do gênero na cidade. Conforme mostrou o @viuitauna em fevereiro de 2019, pelo menos outros cinco casos de soltura de rodas em ônibus em movimento foram registrados em Itaúna desde 2011.

Segundo a empresa, a ocorrência por volta de 6h50, no pico da manhã, está sendo tratada com toda a seriedade.

“Temos um rigoroso programa de manutenção preventiva e corretiva, e o veículo em questão estava com a manutenção em dia”, afirma a assessoria de comunicação da ViaSul, em resposta por e-mail.

Roda do ônibus atravessou avenida e só parou após atingir máquina de lavar, dentro de quintal de residência

A Prefeitura diz que os ônibus do transporte coletivo de Itaúna são submetidos à manutenção preventiva semestralmente, com laudo de engenheiro acerca das conformidades mecânica e elétrica do veículo. A fiscalização checa os laudos emitidos pelo engenheiro responsável e faz a conferência dos itens obrigatórios exigidos por leis municipais e federais.

“O veículo 1810 recebeu a manutenção abaixo da quilometragem recomendada pelo fabricante”, alega.

BANCOS SOLTOS E ESCAPE DENTRO DE ÔNIBUS Questionada pelo @viuitauna, a Prefeitura de Itaúna diz desconhecer vídeos nas redes sociais que denunciaram, nos últimos dias, ônibus circulando com um escapamento no salão de passageiros e bancos quebrados. A fiscalização alega ter ido até a empresa verificar, mas não constatou nenhuma inconformidade.

“A fiscalização nos veículos da empresa continuará ocorrendo semestralmente, conforme o contrato e o decreto e o veículo 1810 somente será autorizado a operar novamente após o laudo do engenheiro e a vistoria realizada pela Prefeitura”, acrescenta o Poder Executivo, sem esclarecer o número de vistorias realizadas em 2021 e em 2022, até maio.

Prefeitura diz desconhecer ocorrências de bancos soltos, como na linha Leonane, na tarde desta quarta (25)

REGISTRO Usuários podem registrar reclamações sobre o transporte coletivo na Ouvidoria Pública. A Prefeitura ressalta a importância de informar a data, horário, número do veículo e linha. Durante o atendimento, o cidadão recebe o número de protocolo para o acompanhamento da denúncia.

OUVIDORIA PÚBLICA
Tels: (37) 3249-9771, 3249-9772 ou 0800-283-5156 (gratuito)
E-mail: ouvidoria@itauna.mg.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Homem é morto com oito disparos no Novo Horizonte; PM registra tentativa de homicídio no Morada Nova
Next post Morre homem baleado nesta quinta (26) em Itaúna