@viuitauna
Ao longo da semana, o @viuitauna recebeu relatos de moradores que sofreram com quadro de virose em Itaúna. Entre os sintomas, dores estomacais, diarreia, vômito e fraqueza. O secretário Municipal de Saúde, Fernando Meira, admitiu a ocorrência de um surto na cidade, já esperado para o início do inverno, mas atentou que neste ano “aparentemente está mais intenso”.
Segundo Meira, houve um grande aumento no atendimento de urgências, tanto nas unidades de saúde (PSFs), quanto no Pronto Atendimento 24 do Hospital Manoel Gonçalves, principalmente de pacientes pediátricos – crianças.
“Houve um pico de viroses gastrointestinais e nas últimas semanas as doenças respiratórias tem predominado”, afirma o secretário de Saúde.
Procurado, o hospital ainda não se manifestou sobre o surto. Tão logo e caso se manifeste, a matéria será atualizada.
E MAIS…
10 MIL PROCEDIMENTOS DE ORTOPEDIA Em funcionamento desde março de 2021 no CEMO Dr. Ovídio Nogueira, o Ambulatório de Ortopedia – Controle de Fraturas já realizou quase 10 mil procedimentos. Dados da Saúde apontam 4.866 atendimentos de reabilitação em fisioterapia, 2.196 exames de raio-X e 2.212 consultas realizadas, sendo 546 para a microrregião – Itatiaiuçu, Piracema e Itaguara – e municípios de Nova Serrana, Divinópolis, Pará de Minas, Carmo do Cajuru, Carmópolis de Minas, Crucilândia, Araújos e Mateus Leme. Os atendimentos são supervisionados pelos médicos Dr. João Newton e Dr. Júlio César. “Retiramos esse tipo de atendimento do Pronto Socorro, o colocamos dentro do CEMO com mais conforto e com uma equipe de profissionais altamente gabaritada, o que garante atendimento de qualidade para todo paciente que tem a necessidade do serviço, que é referenciado pelo próprio HMG”, comemora Meira.