@viuitauna
A Polícia Civil instaurou um inquérito para apurar suposto crime de peculato praticado pelo proprietário de um pátio de Itaúna após veículos apreendidos serem deixados às margens da Av. São João, próximo ao condomínio Portal do Engenho. Áudios compartilhados nas redes sociais nesta terça-feira (2) incitaram populares a ir ao local saquear peças dos carros – situação que causou medo e apreensão na vizinhança. Acionada durante a noite, a Polícia Militar prendeu dois suspeitos por furto na manhã desta quarta (3).
O pátio teve as atividades de remoção, depósito e guarda de veículos suspensas em junho do ano passado, em razão de liminar expedida pela Justiça, de acordo com o 7° Departamento de Polícia Civil de Divinópolis. A PCMG diz que assim que acionada compareceu ao local onde os veículos foram abandonados. O órgão procedeu com a notificação para que fossem retirados da via pública e transferidos para um pátio credenciado em um prazo de 24 horas.
“O inquérito para apurar suposto crime de peculato praticado pelo proprietário do pátio foi instaurado na delegacia de polícia local”, afirma, em nota enviada à imprensa.
Diversos seguidores procuraram o @viuitauna relatando saques de peças de veículos e intensa movimentação no local. Uma moradora disse ainda ter sido ameaçada ao registrar as cenas de furto, durante a noite. Um radialista de Itaúna classificou a situação como “verdadeiro desmanche a céu aberto”.
VEJA UM DOS VÍDEOS ENVIADOS À REPORTAGEM:
Segundo a 9ª Cia de PM, um homem de 33 anos e uma mulher de 28 foram presos por furto no local, após acionamento na manhã desta terça-feira, por volta de 8h39. Com eles foram encontrados dois triângulos veiculares e dois quebra sol. Ambos alegaram aos militares que encontraram os objetos na via pública próximos aos veículos, e imaginaram “não ter problemas” aos pegá-los.
ORDEM DE DESPEJO A Prefeitura de Itaúna alega que não pode agir diante da situação, uma vez que os veículos estão sob custódia do Estado, mas disse ter comunicado a Polícia Civil em busca de uma solução para o caso.
“O dono do pátio de apreensão sofreu uma execução de ordem de despejo. Retirou os carros e depositou em via pública. A Gerência de Trânsito esteve no local e irá proceder com imediata sinalização”, afirma o Município, orientando a população a registrar queixa na Ouvidoria Pública.
O proprietário do pátio não foi localizado pela reportagem. Tão logo e caso se pronuncie, a matéria será atualizada.
RELATO ENVIADOS AO @VIUITAUNA:
“Moro no Condomínio Portal do Engenho e aqui tá uma loucura, estão esvaziando o pátio e os carros estão todos na Av. São João. Povo tá aproveitando e roubando as peças, tive informação que a polícia veio ontem a noite mas os roubos ainda continuam e muita movimentação aqui. Nós condôminos estamos com medo devido está vindo gente de todos lugares e não é toda hora que a polícia está por aqui.”
“Neste exato momento tem uma turma fazendo saques nos carros. A situação da rua está desesperadora. Já liguei para a PM duas vezes. Falam que não podem fazer nada.”
“Acabei de ligar no 190. Eles disseram que estão cientes do que está ocorrendo, mas que em relação aos furtos não podem fazer nada porque os carros são de responsabilidade do dono do pátio, mas que iriam olhar quanto a situação da segurança dos moradores da área.”