@viuitauna
A retomada do estacionamento rotativo, que estava suspenso desde agosto de 2013, começou com muitas dúvidas para o itaunense. Entre as queixas estão a dificuldade para se realizar a compra dos créditos digitais, via aplicativo Zona Azul Rápida, e encontrar um dos monitores responsáveis pela operação do serviço. Na primeira semana de cobrança muitas ruas do Centro de Itaúna ficaram vazias. Ao mesmo tempo, outras vias como a rua Zezé Lima, que ainda não receberam as placas de sinalização, permaneceram com as vagas ocupadas durante todo o dia.
Para a IT2B, empresa responsável pela operação do serviço, o fenômeno é resultado de uma fase de adaptção, em que a questão cultural e comportamental fazem a diferença. “Mapeamos todas as vagas conforme ruas e avenidas indicadas pela própria Prefeitura. Algumas regiões terão uma taxa de ocupação superior às outras, o que também é natural. Existe uma tendência de que os motoristas passem a procurar essas áreas com menor ocupação com o decorrer do tempo”, afirma o representante comercial da IT2B, Welton Ramos.
A empresa prepara um balanço com números de operação dos primeiros dias do Rotativo e pretende divulgá-lo nos próximos dias.
Segundo Ramos, é natural que as pessoas tenham dificuldade nesse momento inicial. Ele ressalta, contudo, que a função principal dos monitores é a de fiscalizar, apoiando os motoristas. Com o passar do tempo, a tendência é de que os monitores sejam cada vez menos solicitados. “Mudamos (o estacionamento) para um modelo tecnológico, onde é natural uma dificuldade inicial, que será eliminada com o decorrer do tempo”.
O representante da IT2B garante que os monitores estão circulando de forma a cobrir todas as 22 ruas do Rotativo. Atualmente são 11 auxiliares. Nessa semana será contratado um 12° colaborador.
VENDA NO COMÉRCIO No comércio três empresas foram cadastradas como revenda para o Rotativo: Via Cultural, Resenha Bar e Restaurante e Gocell Celulares. Outras sete empresas estão em fase de aprovação pela empresa. Ainda assim, o número é considerado baixo por Ramos. “Precisamos da adesão do comércio, de forma a ampliar a forma de aquisição dos créditos para o motorista que precisa utilizar uma vaga. Quanto maior a utilização do aplicativo e maior o numero de revendas, menor a necessidade de apoio dos monitores”, aponta.
“De forma geral, temos recebido mais elogios do que criticas”, conclui o representante da IT2B.
SAIBA MAIS
Como se tornar um revendedor
Comerciantes interessados podem procurar o escritório da IT2B no Edifício 5ª Avenida, sala 22. O cadastro também pode ser feito pelo site www.zonaazulrapida.com.br, na opção “Seja uma Revenda”.