@viuitauna
De acordo com consulta realizada pela CDL Itaúna e ACE Itaúna junto a empresas locais, a perspectiva é de otimismo por parte do varejo, com aumento de 24,5% nas vendas do Natal em 2022, comparado a 2021. Na visão das entidades, a expectativa positiva se deve a tradição dos consumidores de presentear nesta data, que deverá estar em alta neste ano, tendo em vista o controle mais evidente da pandemia.
Pesquisa da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) aponta que 41% das pessoas pretendem gastar mais nas compras de presentes este ano, aumento de 10% em comparação a 2021, principalmente as classes A/B. Enquanto 29% têm intenção de gastar a mesma quantia, 21% pretendem gastar menos – queda de 13% frente a 2021, com destaque nas classes C/D/E e consumidores até 54 anos.
As principais formas de pagamento dos consumidores nas compras de Natal deverão ser cartão de crédito parcelado (45%), PIX (42%), cartão de débito (36%) e dinheiro (35%). Entre os que pretendem pagar parcelado, o número médio será de 4,7 parcelas, o que significa que o consumidor pagará a última prestação em abril de 2023.
CONTRATAÇÕES NA CIDADE Na consulta realizada pela ACE e CDL de Itaúna, há uma expectativa de contratação de 2,4 profissionais por empresa, sendo para atendimento/vendas e estoque os cargos com maior intenção. Ainda de acordo com a consulta, 66,7% das empresas pretendem consolidar as contratações em seu quadro fixo de colaboradores.