Evento Ampère, no Mineirão, discute mobilidade elétrica e lança rota de eletro carregadores no Estado

@viuitauna

Belo Horizonte – A segunda edição do “Ampère: Ecossistema de Mobilidade Elétrica do Brasil” vai até sexta-feira (25), no Mineirão, em Belo Horizonte, para apresentar soluções de mobilidade elétrica e energia limpa para o grave problema de emissão de CO2 no país e no mundo. O evento inaugura uma rota com eletro carregadores entre o Aeroporto de Confins e Conceição do Mato Dentro e oferece test drive de veículos elétricos (carros, motos e patinetes) aos visitantes, além de apresentar 17 painéis de debates.

A emissão descontrolada de gases de efeito estufa vem causando o aquecimento global no planeta, sendo o setor de transporte responsável por 1/4 das emissões globais dos gases. Entre os modais que mais contribuem com as emissões de dióxido de carbono estão os carros leves, que lideram com 45% do volume emitido e, em seguida, aparecem os caminhões, responsáveis por 21%, segundo o relatório Situação do Transporte e Mudança Climática Global. Nesse cenário, é fundamental discutir o problema e apresentar alternativas que substituem com eficiência os veículos atuais poluentes por modelos movidos a energia limpa, além de iniciativas de mobilidade urbana nas grandes cidades.

De acordo com o diretor executivo do evento, Leonardo Veloso Brandão, o objetivo do Ampère é fomentar soluções para melhorar a mobilidade urbana a partir de tecnologias baseadas na indústria de carbono neutro e discutir as práticas necessárias para a transição do modelo atual de mobilidade para alternativas de transporte que promovam a descarbonização e reduzam a emissão de CO2.

“Minas Gerais tem tudo para ser uma referência mundial em energia limpa e atender a nova revolução da produção da cadeia automotiva que está por vir, provendo desde os recursos minerais ao produto acabado do futuro, como o lítio, nióbio, níquel, grafita e terras raras, colocando o Estado novamente em destaque. O Poder Público e a iniciativa privada precisam atuar juntos para criar valor agregado aos recursos naturais e nacionalizar a produção de componentes estratégicos desta nova cadeia automotiva”, afirma.

Brandão ressalta que o evento é uma grande oportunidade para diferentes públicos, desde estudantes a empresários e jovens formadores de opinião adquirirem conhecimento, realizarem networking e novos negócios focados nas melhores práticas de ESG (sigla em inglês que significa: ações ambientais, sociais e de governança).

INAUGURAÇÃO DE ROTA COM ELETRO CARREGADORES No sábado (26), o Ampère, em parceria com o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, inaugurará a primeira rota turística da Estrada Real, com pontos de carregamento para veículos elétricos. A iniciativa terá um passeio turístico a bordo de dez carros elétricos pela famosa Rota dos Diamantes. O circuito ocorre nos dias 26 e 27 de novembro, com saída no aeroporto, onde os veículos poderão ser abastecidos antes de seguir viagem. Para contribuir na iniciativa, também foram instalados mais dois pontos temporários para carregamento de quatro veículos elétricos, que ficarão ativos do dia 7 ao dia 30 de novembro.

SAIBA MAIS:
Premiação nacional para práticas de pessoas e empresas com mobilidade elétrica

A segunda edição do evento traz uma novidade: o lançamento do Prêmio Ampère BCC Lemob para estimular a criação e implementação de boas soluções para o segmento de transportes. O prêmio contempla duas categorias Prêmio Personalidade, cujo tema será voltado para trabalhos de impacto para a descarbonização dos transportes com a mobilidade elétrica, e Prêmio Empresa, onde as organizações deverão evidenciar ações e práticas concretas, alinhadas com a agenda ESG, relacionadas ao meio ambiente, como frota baseada em veículos elétricos; à responsabilidade social, beneficiando diretamente as comunidades; e às políticas de administração, com metas para fornecimento e serviços relacionados à mobilidade elétrica.

O Ampére é uma iniciativa da Sama Produções e Eventos, Helev e conta com o apoio Institucional do Governo de Minas, Patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Belotur, Apex Brasil, CODEMGE, Prefeitura de Nova Lima, PNME do Governo Federal, Fundep UFMG.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Prefeitura solicita retirada de árvore de Natal em rotatória no Padre Eustáquio e comerciantes reagem
Next post Motorista é rendido e tem picape roubada próximo ao Tropical; PM recuperou veículo no Cidade Nova