Emissão de identidade em Itaúna volta a ter agendamento presencial na Delegacia; saiba como!

@viuitauna

Depois das dificuldades para se obter atendimento via web, a Polícia Civil retomou o agendamento presencial para emissão de 1ª e 2ª vias de carteira de identidade, o popular RG, em Itaúna. As senhas voltam a ser distribuídas de segunda a sexta-feira na Delegacia da Praça Dr. Augusto Gonçalves, a partir das 16h, permitindo que o cidadão agende a solicitação de emissão para o dia útil seguinte. As informações foram confirmadas pelo delegado Jorge Mello ao @viuitauna, durante evento contra a discriminização das drogas, realizado neste domingo (3).

No fim de outubro o agendamento virtual chegou a ser alterado de 0h para as 9h, depois que populares denunciaram a indisponibilidade do serviço – limitado a 20 fichas de atendimento por dia. Os problemas, segundo Mello, surgiram a partir de duas empresas que cobram uma taxa de R$ 12 para realizar os agendamentos online. Como o número diário é limitado, o serviço vinha ficando indisponível logo que o horário de atendimento era iniciado.

Nas redes sociais, populares que não conseguiram realizar as marcações em Itaúna disseram ter recorrido à Unidade de Atendimento Integrado (UAI) em Divinópolis.

De acordo com a Polícia Civil, o tempo médio de emissão do documento é de 2 a 5 dias úteis, para 1ª via, e de 2 a 180 dias úteis, nos casos de emissão da 2ª via. Em ambas as solicitações o prazo para retirada da carteira de identidade é de 120 dias, a partir da data marcada para a entrega na unidade de atendimento. Filhos que não tiverem CPF podem utilizar o CPF do pai, mãe ou responsável legal para o agendamento – leia mais a seguir.

Delegado Jorge Mello participou neste domingo de evento contra as drogas. Foto: Reprodução/Zap News

PROMESSA DE AGILIDADE O agendamento online, disponível em todo o estado por meio do site http://www.mg.gov.br/agendamento e o aplicativo MG APP, começou a valer em janeiro desse ano. A promessa era de que não haveriam mais filas para senhas e quem não soubesse usar a internet, poderia solicitar papelarias e copiadoras para realizar o serviço. A terceirização das emissões acabou se tornando um gargalo para o sucesso do serviço em Itaúna.

OUTROS PROBLEMAS Nos últimos anos as emissões de identidade chegaram a ser suspensas em Itaúna por férias dos funcionários que trabalham no setor, em fevereiro de 2015, e falta de material para a emissão dos documentos, em janeiro de 2016.

SAIBA MAIS
Documentos necessários para emissão de 1ª via

-Duas fotos 3×4 recentes, de frente, com fundo limpo, impressas em papel fotográfico, não podendo ser feitas com qualquer espécie de cobertura de cabeça (lenço, chapéu, boné), com óculos de sol, por dificultar ou encobrir características físicas para reconhecimento;
-Certidão de Nascimento, se solteiro, ou Certidão de Casamento, se casado (no original ou cópia autenticada em Cartório);
-Comprovante de endereço atualizado;
-CPF, PIS ou PASEP originais – os números desses documentos podem ser incluídos na Carteira de Identidade, mediante solicitação.

Solteiro:
Certidão de nascimento (original ou cópia autenticada em Cartório)

Casado:
Certidão de casamento (original ou cópia autenticada em Cartório)

Divorciado:
Certidão de casamento com averbação (original ou cópia autenticada em Cartório)

Adotado:
Deve apresentar nova certidão de registro civil e certidão de inteiro teor para confirmação de mudança de dados pessoais

Reconhecido:
Deve apresentar nova certidão de registro civil com novos dados qualificados, bem como certidão de inteiro teor

Transexual:
Deve apresentar nova certidão de registro civil, bem como a certidão de inteiro teor (de ordem judicial)

Menor de 16 anos ou incapaz:
Ir acompanhado de pai, mãe ou responsável legal que porte documento oficial com foto que identifique o responsável sem rasuras, avarias ou violação do documento de identificação apresentado. No caso de representante legal que não seja pai ou mãe, deve-se apresentar o termo de guarda do menor (original e cópia).

Taxa de de R$ 71,68
Exigida nos casos de emissão de 2ª via, mediante pagamento do Documento de Arrecadação Estadual (DAE) emitido via web

Casos de isenção da taxa:

  • Furto e roubo, mediante apresentação de boletim de ocorrência original e cópia;
  • Autorização de Recebimento de Benefício expedido pelo Serviço de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Itaúna, mediante apresentação do documento original.

MAIS INFORMAÇÕES
Instituto de Identificação da Polícia Civil de Minas Gerais

Endereço: Avenida Augusto de Lima, 1883, Barro Preto, Belo Horizonte/MG
Horário de fucionamento: de segunda a sexta, de 7h as 18h
Telefone: (31) 3330-1831

Web-site: https://www.policiacivil.mg.gov.br/servico/exibir/146766

Fonte: Polícia Civil de Minas Gerais

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Prefeitura retoma obras na Vasco Mendes, via de acesso à MG-431; conclusão é prevista para abril de 2020
Next post Em parceria com o Senai, Yamaha inaugura Centro de Treinamento em Belo Horizonte