@viuitauna
Como antecipou o @viuitauna em dezembro, a Prefeitura realizará a instalação de novos radares para fiscalizar quem ultrapassar a velocidade permitida em Itaúna. Os equipamentos serão instalados a partir de fevereiro, em nove ruas e avenidas com frequência de acidentes na cidade. Como justificativa, a Prefeitura pretende trazer mais segurança para quem trafega em pontos com grande fluxo de pedestres e motoristas.
Dados do Ministério da Infraestrutura apontam que até setembro de 2022 foram registrados 1.099 acidentes em Itaúna, envolvendo 1.245 veículos, com 1.912 feridos e 12 óbitos.
A gerente Superior de Trânsito e Transportes da Prefeitura, Cíntia Valadares, aponta que Itaúna tem registrado ocorrências por excesso de velocidade e um aumento significativo de atropelamentos, inclusive com vítima fatal. A instalação de radares de velocidade nas vias é uma das ações planejadas pela área nesse ano, buscando reduzir o número de acidentes e principalmente o número de atropelamentos.
Em dezembro, uma lista apontando 15 radares de excesso de velocidade e 18 de avanço de sinal viralizou depois de ter sido compartilhada por um servidor da Prefeitura nas redes sociais. Na ocasião, a Prefeitura confirmou que havia iniciado uma licitação para a aquisição dos radares. Única via que chegou a ter um radar na área urbana da cidade, já desativado, a Av. Manoel da Custódia voltará a contar com a fiscalização eletrônica, de acordo com a lista divulgada nesta segunda-feira (23) – veja a seguir.
“Além de reforçar e efetivar com mais rigor as campanhas educativas que são extremamente importantes, vamos também implantar alguns instrumentos para inibir as pessoas que têm dificuldade com a sinalização de trânsito”, aponta a gerente de Trânsito.
ONDE OS RADARES SERÃO INSTALADOS:
- Av. Albino Santos
- Av. Chico Inácio
- Av. Dr. Miguel Augusto (em frente ao hospital)
- Av. Gabriel da Silva Pereira
- Av. JK
- Av. Manoel da Custódia
- Rua Chico Morais
- Rua Divinópolis
- Rua 13 de Maio
LOCAIS DE INSTALAÇÃO Para a escolha dos locais de instalação do equipamentos, a Prefeitura afirma ter adotado critérios técnicos considerando locais com maior incidência de acidentes, fluxo de pedestres, tipo de acidente, quantidade de acidentes com e sem vítimas, inclusive fatais, acidentes por período, grau de severidade do acidente, entre outros fatores.
“Essa é uma das ações que efetivaremos nesse ano de 2023 para reduzir o número de acidentes e principalmente o número de atropelamentos, sempre trabalhando pela segurança e valorização da vida”, enfatiza Valadares.
Bom dia eu colocaria esse da Chico Inácio na Glaucus corradi três Maria que é um tráfego muito perigoso. Não moro na região, moro no Jadir Marinho mais conheço bem a realidade do trânsito.
O radar da Manoel da Custódia não deveria ser perto do “RENA” mas no sinal de frente Dr.Ovídio , principalmente por causa dos motoqueiros
Na rua Glaucus Corradi Melo no bairro Três Marias precisa de um.Muitos motoristas passam em altíssima velocidade,incluindo os ônibus da Viasul.Poderiam rever aí.