@viuitauna
Em post no Facebook, o secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços, Rosse Andrade, anunciou a liberação ao tráfego da ponte dos Lopes, na zona rural de Itaúna. A estrutura estava fechada desde o fim de fevereiro, quando se rompeu devido à fortes chuvas que atingiram o município. Desde então motoristas que se dirigiam às comunidades de Lopes, Tocas, Grotas e Angicos utilizavam um desvio.
Em outubro, a obra – que permaneceu paralisada –, foi retomada com a entrega de dois tubos armcos, cedidos pelo governo do Estado. As tubulações são necessárias para dar vazão ao Ribeirão dos Capotos, e substituem os antigos tubos de zinco, instalados há cerca de 30 anos no local.
Em entrevista à rádio Santana FM, Rosse reconheceu o atraso e disse a obra será concluída em um prazo de 15 dias. “Houve um atraso realmente porque o Estado exigiu muita documentação, teve vistoria na comunidade. Conseguimos trazer os tubos armcos com custo zero para o município. O que é muito importante, uma vez que (antes da obra) só existia um. Agora fizemos a terraplenagem, concretagem e a base, para que dure mais 30 ou 40 anos, prazo estipulado para os tubos armcos”, justificou o secretário.
Funcionários e máquinas da Prefeitura de Itaúna foram empregados na realização dos trabalhos. Segundo Rosse, a utilização de pessoal próprio dispensou a necessidade de contratação de empresa terceirizada, que executaria a obra a um custo de R$ 187 mil.
ACIDENTE Durante o período em que a ponte permaneceu fechada, pelo menos um acidente com veículo foi registrado no local.