@viuitauna
A paciente de 45 anos que sofreu parada cardiorrespiratória durante procedimento estético, na manhã desta segunda-feira (8), em uma clínica no Centro de Divinópolis, morreu durante a noite. A informação foi confirmada pelo Complexo de Saúde São de Deus (CSSJD).
Íris Doroteia do Nascimento Martins passou mal durante o procedimento e foi levada para o hospital pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Quando a equipe chegou na clínica, ela estava inconsciente e em parada cardiorrespiratória. A PCR foi revertida. A mulher foi intubada, deu entrada na Sala Vermelha durante a manhã e permaneceu no Centro de Tratamento Intensivo (CTI), vindo à óbito às 20h19, informou a instituição – leia a nota completa a seguir.
De acordo com a Vigilância Sanitária do município, a clínica, que funciona na Rua São Paulo, no Centro de Divinópolis, não tinha autorização para procedimentos invasivos, não possuía alvará definitivo e foi interditada.
“Ela é uma biomédica e pode realizar em seu estabelecimento procedimentos minimamente invasivos. Tudo indica que não foi o que aconteceu”, disse a diretora de Vigilância em Saúde, Érika Camargos, em entrevista à TV Integração.
Ainda não há confirmação sobre o procedimento realizado. Entretanto, foram apreendidos pela Polícia Civil equipamentos usados, por exemplo, para lipoaspiração. Segundo a Polícia Militar, a biomédica Lorena Marcondes, responsável pela clínica, foi encaminhada à delegacia para esclarecimentos.
Em nota, a assessoria jurídica da profissional informou que “nenhum erro ou má prática profissional ocorreu e que reações adversas ocorrem em qualquer intervenção no ser humano, tanto estéticas, quanto terapêuticas. A ocorrência de uma reação adversa e eventuais efeitos desagradáveis não tem vinculação necessária com um equívoco técnico ou inabilidade profissional, pelo contrário”.
O @viuitauna também solicitou informações sobre o caso à Polícia Civil e aguarda retorno.
HOMENAGEM A biomédica foi homenageada em 2021 com Moção Congratulatória aprovada pela Câmara de Divinópolis. A homenagem foi concedida pelo então vereador e hoje deputado estadual Eduardo Azevedo (PSC) “em reconhecimento pelo grande trabalho em prol da população na área de harmonização facial”.
LEIA A NOTA EMITIDA PELO HOSPITAL: