@viuitauna
Durante o lançamento da pedra fundamental da nova fábrica do Grupo Heineken em Passos, o governador Romeu Zema (Novo) destacou o trabalho do Estado para atrair investimentos e criar oportunidades de trabalho para os mineiros. Esta será a primeira unidade produtiva da companhia holandesa em Minas, que prevê a geração de 350 empregos permanentes e 11 mil indiretos, com investimentos de cerca de R$ 2 bilhões, segundo o Governo de Minas. Itaúna foi uma das cidades mineiras que disputaram o interesse da cervejaria, após a empresa desistir de se instalar em Pedro Leopoldo, na Grande BH.
Antes da solenidade, realizada na quinta-feira (25), Zema visitou o canteiro de obras e acompanhou as atividades de terraplenagem na área em que a cervejaria vai erguer sua unidade industrial. No pico da construção, a expectativa com as obras é a de geração de até 2 mil empregados. O governador foi recepcionado pelo presidente do grupo, Maurício Giamellaro.
“É uma satisfação estar em Passos novamente acompanhando o desenvolvimento da cidade, que está num ritmo acelerado. É algo impressionante uma obra do porte da nova fábrica da Heineken, que vem para impactar definitivamente Passos e região, sobretudo na geração de empregos. O que mais quero – e tenho trabalhando desde o primeiro dia do meu governo para isso – é a geração de um emprego digno para cada mineiro”, ressaltou Zema.
De acordo com Zema, os R$ 318 bilhões atraídos para Minas desde 2019 estão transformando inúmeras realidades em todo o estado. Em algumas regiões, afirma, “estamos próximos de alcançar o pleno emprego”.
“Isso significa que as pessoas passam a ter autonomia, dignidade e condição de escolha, ao contrário de quem sobrevive à base de auxílio-emergencial. Não é isso o que o mineiro quer”, criticou.
O presidente do Grupo Heineken destacou a parceria com o Governo na viabilização da fábrica.
“Dialogar com um governo sério foi fundamental na escolha. Acrescento as características do mineiro, que sempre abraça as oportunidades, a disponibilidade de área e uma água de qualidade que a região oferece”, apontou Giamellaro.
AMBIENTE DESBUROCRATIZADO Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, medidas de gestão e de desburocratização criaram um cenário mais favorável a quem empreende e gera postos de trabalho.
“Temos um ambiente de negócios simplificado, além da boa infraestrutura e logística de escoamento da produção, o que viabiliza receber investimentos de grande porte como a fábrica da Heineken”.
E MAIS…
Compromisso ambiental
No pilar ambiental, a nova fábrica será 100% abastecida por fontes de energia renovável, contribuindo para a meta de neutralidade de carbono anunciada pela empresa em 2021. “Além do impacto positivo na economia, a unidade da Heineken será um modelo de sustentabilidade e ajudará no processo de descarbonização da economia mineira, fazendo com que Minas Gerais cumpra mais rapidamente o compromisso firmado com a campanha Race to Zero, que prevê a neutralização da emissão de gases de efeito estufa até o ano de 2050”, afirma o diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga.
Implantação
O anúncio da instalação da fábrica foi feito pelo Governo de Minas em abril de 2022. Em janeiro deste ano, o Grupo Heineken recebeu do Comitê de Política Ambiental (Copam) a licença para implantação em Passos. As obras da cervejaria no município começaram em março e a previsão é que a unidade entre em operação até junho de 2025.