A partir desta terça-feira (11) será iniciado em Itatiaiuçu um projeto de ensino e a aprendizagem de técnicas de fabricação artesanal de cerâmica. O ceramista Alex Santana, do ateliê-escola Cerâmica Santana, projeto social do Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, será o responsável por conduzir as aulas. No curso, que teve todas as 30 vagas preenchidas, os alunos aprenderão a produzir copos, pratos e outros objetos de cerâmica artesanal, podendo comercializar as criações por meio de uma marca que será desenvolvida pelos próprios participantes.
A iniciativa, denominada “Revivescer: Laboratório Criativo de Cerâmica para a Sustentabilidade”, é um empreendimento coletivo, que além de apresentar o mundo da cerâmica à população, poderá contribuir com o desenvolvimento local por meio da formação profissional para geração de renda e trabalho.
As aulas serão às terças e quintas-feiras, ao longo do segundo semestre do ano, em um espaço da mineradora ArcelorMittal, na comunidade de Capoeira de Dentro, equipado com forno de queima de cerâmica, bancadas e equipamentos de trabalho e matéria-prima fornecida pela empresa.
“Pensando na sustentabilidade, somada à iniciativa social, uma das matérias-primas para a composição dos produtos de cerâmica será o rejeito de mineração, gerado na própria unidade, em Itatiaiuçu”, afirma a ArcelorMittal.
EVENTO DE CONCLUSÃO Em dezembro, no encerramento do projeto, será realizado um evento, aberto para toda a comunidade de Itatiaiuçu, com apresentação do empreendimento coletivo e o trabalho realizado.