Coletivo solta roda no Jadir Marinho; seis casos do tipo já foram registrados em Itaúna desde 2011

Bruno Freitas
@viuitauna

Um ônibus do transporte coletivo de Itaúna soltou uma das rodas enquanto finalizava uma viagem na noite do último dia 30. O caso foi registrado com um veículo da linha Jadir Marinho via Universitário. Com o impacto da quebra, o eixo dianteiro foi arrastado por alguns metros no asfalto. Não haviam passageiros a bordo e ninguém se feriu. Desde 2011 esse é o sexto caso de desprendimento de roda de ônibus registrada em Itaúna. No último deles, mostrado pelo @viuitauna em fevereiro de 2019, um coletivo quebrou a roda dianteira direita durante o dia, no bairro Padre Eustáquio. As fotos rapidamente viralizaram em um aplicativo de conversas.

A concessionária Autotrans/Viasul justifica que o problema não é frequente, já que não houve registro igual nos últimos meses. De acordo com a empresa, o coletivo de prefixo 1770 passou por manutenção preventiva em 26 de dezembro e estava em plenas condições de funcionamento. Nos últimos anos os cubos de rodas da frota de Itaúna foram substituídos de modelos de 14 toneladas para 17 toneladas, de maior robustez. A Prefeitura afirma que realizará uma fiscalização na garagem da empresa e solicitará um relatório sobre a ocorrência.

Veículo da linha Jadir Marinho via Universitário finalizava viagem no momento da ocorrência

RUAS DANIFICADAS A suspeita é de que a quebra da roda tenha ocorrido por um desnível na via, já que o trajeto da linha, afirma a Autotrans/Viasul, tem ruas bastante danificadas. “De toda forma, foi feita uma reunião com a equipe de manutenção e uma nova conferência de todos os cubos de roda”, acrescenta a concessionária.

Também em nota, a Diretoria Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) da Prefeitura afirma que cobrará da Autotrans/Viasul ações para evitar que este tipo de situação ocorra novamente. O Município afirma que realiza semestralmente vistorias na frota dos ônibus do transporte coletivo, incluindo o perfeito funcionamento das rodas, nas vistorias e em campo.

A Prefeitura diz ainda que caso seja constatada irregularidade poderá notificar a concessionária para que proceda a manutenção e, dependendo das circunstâncias, autuá-la.

SAIBA MAIS
Como são realizadas as vistorias nos coletivos de Itaúna:

  • Os fiscais de concessão e um mecânico checam a parte mecânica, elétrica, limpeza, conservação, equipamentos de segurança, inviolabilidade dos lacres da roletas e funcionamento dos equipamentos de controle dos ônibus – como velocímetro, hodômetro, tacógrafo, validador e roleta.
  • Após as verificações é realizado teste do veículo em movimento colocando-o em situação de frenagem repentina. Durante o teste é verificado se há ruídos na parte mecânica. Participaram do teste fiscais, mecânico e condutor.

Fonte: Prefeitura de Itaúna

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Passagens de ônibus intermunicipais em Itaúna e região estão mais caras desde o dia 29; confira os valores
Next post Blocos ameaçam não desfilar no Carnaval 2020 em Itaúna e Prefeitura pretende contratar bandas; entenda!