Projeto Pegadas da Serra será estendido à Rio Manso, em parceria com a Copasa

A Mineração Usiminas apresentou ao IBAMA a proposta de ampliação do projeto Pegadas da Serra, em parceria com a Copasa, abrangendo o município de Rio Manso. Além da ampliação, foi lançado o segundo ciclo do programa, para acompanhamento da fauna nativa na região da Serra Azul. Atualmente há quatro lobos-guará monitorados e já foram catalogadas 200 espécies de aves, 114 espécies de insetos, 39 espécies de anfíbios e répteis, 44 espécies de mamíferos. A iniciativa permite à mineradora adotar ações para a preservação dos animais e conta com a tecnologia de colares GPS.

Em Rio Manso, o projeto será desenvolvido no Território da Reserva Particular do Patrimonio Natural (RPPN) da Copasa. A cidade já recebe outras ações ambientais realizadas pela Mineração Usiminas. Na localidade conhecida como Morro da Onça, a empresa plantou mais de 161 mil mudas de árvores nativas, em uma área de 315 hectares.

“Esse processo contribui para formação de corredores ecológicos e, consequentemente, para a preservação dos recursos hídricos e das áreas de recarga hídrica do Manancial do Rio Manso, um dos principais responsáveis pelo abastecimento da Região Metropolitana”, afirma a mineradora.

Com o segundo ciclo, o Pegadas da Serra atinge outro patamar, afirma a Mineração Usiminas, “voltando-se para um trabalho de pesquisa, inclusive comportamental, de grandes proporções”.

A gerente-geral de Sustentabilidade da Mineração Usiminas, Marina Magalhães, conduziu a visita e, junto da equipe, apresentou a iniciativa.

“Esse é um trabalho feito desde 2012 e que muito nos orgulha. Essa ampliação permitirá o aumento do nosso entendimento sobre as espécies e, consequentemente, nos munirá de informações para implementarmos ações com foco na conservação, contribuindo para a manutenção da biodiversidade, ou seja, da vida, na região”, diz Magalhães.

PRESENÇAS Participaram da visita, representando o IBAMA, o superintendente, Sergio Augusto Domingues; o chefe do Núcleo de Biodiversidade e Florestas, Júnio Augusto dos Santos Silva e o chefe da divisão técnica da Superintendência, Alan Gomes Carvalho. A Copasa foi representada pelo superintendente de Desenvolvimento Ambiental, Nelson Guimarães e pela analista socioambiental, Tereza Bernardes.

One thought on “Projeto Pegadas da Serra será estendido à Rio Manso, em parceria com a Copasa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Burocracia na construção civil em Itaúna é rebatida pela Regulação Urbana: audiência pública teve secretário de Divinópolis
Next post Colisão frontal deixa vítima fatal na MG-050 em Formiga