@viuitauna
A chuva que caiu durante toda a madrugada desta segunda-feira (17) deixou estragos em Itaúna e zona rural. Imagens que apontam problemas em toda a cidade viralizaram em um aplicativo de conversas. De acordo com a Prefeitura de Itaúna, a Defesa Civil não foi acionada nesse fim de semana. O volume de água foi menor do que o alertado no último dia 24. Os transtornos foram classificados pelo Município como pontuais.
Próximo à região central, o Rio São João voltou a transbordar na altura do Hospital Manoel Gonçalves. Ainda durante a manhã havia água acumulada no local. Na Vila Nazaré, o Canteiro de Obras da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços amanheceu inundado.
Quedas de barreira foram registradas na MG-431 no sentido Pará de Minas. Devido ao acúmulo de barro, o tráfego teve de ser realizado em meia pista.
Na zona rural também foram registrados alagamentos e quedas de barreira. Uma rocha chegou a cair sobre uma estrada da comunidade de Campos. No Brejo Alegre a estrada da Bagaginha foi tomada pela água.
INSTALAÇÃO DE ESCORAS Um trabalho é realizado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços para a instalação de escoras nas estradas rurais devido ao fato de o solo estar encharcado. A medida é um paliativo até a execução de terraplenagem nas estradas com o uso de máquina motoniveladora.
GRUPO DE TRABALHO A Defesa Civil afirmou, por meio da assessoria de comunicação da Prefeitura, que mantém o Conselho Municipal de Defesa Civil (Comdec), grupo de trabalho composto pelo Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, departamentos de Fiscalização e Trânsito da Prefeitura, que atua alertando sobre áreas de alagamento em caso de fortes chuvas.
Matéria atualizada em 17/2/2020, às 16h43, com novas informações