Zema inaugura UBS em Serra Azul e se reúne com prefeitos da região

Durante agenda com prefeitos de municípios vizinhos, ao longo desta sexta-feira (16), o governador Romeu Zema (Novo) inaugurou uma Unidade Básica de Saúde (UBS) em Serra Azul, na zona rural de Mateus Leme. Parte de um projeto de R$ 14,5 milhões que prevê a reforma de quatro unidades básicas de saúde no município, a obra foi executada com recursos do Acordo de Reparação do rompimento das barragens da Vale em Brumadinho. Depois, Zema esteve em Itatiaiuçu, onde conheceu um projeto da mineradora Usiminas para transformação de uma antiga barragem de rejeitos em parque central.

Em seguida almoçou em Itaguara, onde se encontrou com prefeitos e lideranças da região, e foi à Crucilândia, onde conheceu a Associação dos Protetores das Pessoas Carentes (Assopoc) – instituição referência na assistência social e acolhimento de idosos, adultos, jovens, crianças e pessoas com deficiência múltipla e intelectual em situação de vulnerabilidade social. Além disso, o governador esteve em Bonfim, Mário Campos e Sarzedo, conforme antecipou o @viuitauna.

O Acordo Judicial da Vale com o Governo de Minas visa reparar os danos decorrentes do rompimento das barragens da Vale S.A, que tirou 272 vidas e gerou uma série de impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do Rio Paraopeba. No evento desta sexta-feira, uma placa em homenagem às vítimas também foi instalada na UBS de Serra Azul.

“Quando se fala em saúde, para mim é muito gratificante, pois aquelas pessoas que se foram e que, infelizmente, não voltam mais, hoje estão salvando vidas em Minas Gerais, com essas novas unidades de saúde. Esses recursos estão se transformando em UBS em todo o estado, em hospitais regionais e investimento em equipamentos modernos e de qualidade. E tenho a certeza de que isso vai salvar muitas vidas”, disse Zema.

Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG

O prefeito de Mateus Leme, Renilton Ribeiro, o Dr. Renilton (Republicanos), destacou que a população será beneficiada pela obra. Em Mateus Leme também estão previstas intervenções nas UBS Azurita, Imperatriz e Santa Bárbara, com execução da Prefeitura do município. A iniciativa, de acordo com o Estado, foi definida após priorização na Consulta Popular.

“Os moradores de Serra Azul são pessoas trabalhadoras e honestas e merecem esse investimento que, de fato, vai transformar a vida delas. Agradeço ao governador que, diante de tantos desafios, tem feito uma gestão preocupada em cuidar das pessoas e melhorar a vida dos mineiros”, apontou Dr. Renilton.

E MAIS…
Feira livre em Mateus Leme

O município de Mateus Leme tem 15 projetos de fortalecimento do serviço público definidos dentro do Anexo I.3 do Acordo de Reparação, em áreas como saúde, desenvolvimento social, infraestrutura e agricultura. Destes, quatro foram concluídos, nove estão em execução e dois encontram-se em fase de detalhamento pela Vale (para posterior execução). Entre os concluídos está a estruturação de feiras livres. Antes da vistoria as obras da UBS, Zema conheceu a Feira Livre Mário Totonho, reforçada após o projeto que entregou dez kits-feira com cerca de 800 itens, entre barracas, carrinhos, balanças, caixas plásticas e jalecos. Os feirantes do município também passaram por curso de capacitação.

“Neste caso, retirando essas pessoas que antes ficavam na calçada vendendo seus produtos e que têm, agora, um lugar seguro e organizado, inclusive melhorando a vida de quem compra também”, comentou o governador.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Piloto e garupa ficam feridos em colisão no Aeroporto
Next post Batida entre três veículos deixa feridos na Ana de Faria Dornas