Um forte mau cheiro pairou sobre o bairro JK na noite de quinta-feira (4) e ao sair para verificar o que ocorria, moradores se depararam com uma equipe do SAAE no local. A justificativa da autarquia é de que estava sendo realizada uma sucção ou lavagem de ponto de vistoria (PV) de esgoto entupido, atividade corriqueira, segundo o SAAE, e que está sendo implementada também no período da noite. A vizinhança, porém, contradiz o que diz o órgão da Prefeitura, afirmando que foram “despejar esgoto na rua”.
“Conversamos com eles e nos disseram que era o esgoto de uma fossa e que fazem este despejo em locais próximos de afluentes”, diz um dos moradores.
A reclamação foi formalizada no setor responsável pelo desejo, por meio da Ouvidoria do SAAE. Os moradores dizem ainda que relataram o flagrante à vice-prefeita Gláucia Santiago, aos vereadores Antônio José de Faria, o Da Lua, Gustavo Dornas e Aristides Ribeiro, o Tidinho.
A água de Itaúna está adoecendo a população. Alto índice de câncer, principalmente Leucemias. Tem que mandar a água do Rio para análise.