Os dois homens presos pela Polícia Civil por tráfico de drogas na quarta-feira (24) em Itaúna são irmãos. Os indivíduos, com idades de 21 e 27 anos, foram detidos durante a deflagração da Operação Barcelona, que teve por objetivo reprimir movimentação de grande quantidade de drogas na região. Em agosto de 2023, um dos investigados foi flagrado pelos policiais em Itaúna, realizou disparos de arma de fogo e soltou cães da raça pitbull contra a equipe da PCMG, mas conseguiu fugir.
Além das prisões, policiais da 4ª Delegacia Especializada de Combate ao Narcotráfico, que integra o Departamento Estadual de Combate ao Narcotráfico (Denarc) apreenderam uma barra de maconha, meia barra de pasta base de cocaína, um revólver, munição de fuzil e um veículo de luxo. Ao todo, nove mandados de busca e apreensão foram cumpridos em locais ligados aos alvos.
A Operação Barcelona foi planejada após o desenrolar das investigações, em julho do último ano. A partir de denúncias anônimas dando conta de que um dos investigados, com vários envolvimentos no narcotráfico, estaria movimentando o comércio de entorpecentes entre municípios, inclusive com armas de fogo, a equipe especializada da PCMG passou a monitorar o alvo.
No dia 3 de agosto, policiais civis flagraram o investigado realizando transação ilícita em Itaúna e o abordaram. Contudo, o suspeito resistiu à ação policial e realizou disparos de arma de fogo, além de soltar cães da raça pitbull contra a equipe da PCMG, escapando do local.
INTERCEPTAÇÃO TELEFÔNICA E TELEMÁTICA Posteriormente, as investigações avançaram e a Polícia Civil obteve autorização para interceptação telefônica e telemática, identificando os envolvidos e o modo de agir da organização criminosa. Como resultado, mandados de prisão e de busca e apreensão foram expedidos pela Justiça.