A enfermeira e coordenadora de Central de Regulação Médica do SAMU, Thamara Lesse, que é de Itaúna, e o médico Jonatã Gomes, que atua no SAMU de Itaúna, se colocaram à disposição, atendendo ao pedido de apoio do Ministério da Saúde, para assistência da população afetada pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
O secretário executivo do CIS-URG Oeste, José Marcio Zanardi, explica que o órgão conta com um cadastro reserva de profissionais para ir ao Sul do país, à medida que o Ministério da Saúde solicitar. “Nossos profissionais vão atuar à medida que formos acionados”, afirma.
Na noite de domingo (5), Thamara e Jonatã embarcaram de Belo Horizonte para Brasília, onde encontraram com outros profissionais que atuarão junto à Força Nacional do SUS no atendimento às vítimas. Na manhã desta segunda-feira (6), todos seguiram de Brasília para Canoas, na Grande Porto Alegre, em um avião da Força Aérea Brasileira. Na base, os profissionais do SAMU participaram de reuniões de alinhamentos e designações dos locais de atuação.
Zanardi explica que o consórcio recebeu a demanda da coordenação do SAMU a nível nacional do Ministério da Saúde, e procurou atender prontamente, entendendo que é um momento muito difícil para o povo do Rio Grande do Sul, e também para o povo brasileiro, diante da calamidade enfrentada pelo estado.