Belgo Arames é referência para pessoas LGBTQIA+ trabalharem

O Dia Internacional do Orgulho LGBTQ+, celebrado na sexta-feira (28), faz referência aos chamados Distúrbios de Stonewall (ou Revolta de Stonewall), ocorridos em Nova York, em 1969, quando um grupo de pessoas enfrentou a repressão e a violência policial por seus direitos. Embora no Brasil a comunidade LGBTQ+ ainda tenha desafios a superar – entre eles o preconceito, em Itaúna, a Belgo Arames, uma das maiores empregadoras do município, é reconhecida como uma das melhores empresas para pessoas LGBTQIA+ trabalharem.

Pelo segundo ano consecutivo, a empresa foi listada no ranking do Programa Global de Equidade no Trabalho da Human Rights Campaign Foundation (HRC), que se baseia-se no Índice de Igualdade Corporativa (CEI, na sigla em inglês) oferecendo ferramentas para que as empresas avaliem suas políticas, práticas e benefícios relacionados à inclusão de pessoas LGBTQIA+ no ambiente de trabalho.

A pesquisa de 2024, que avaliou o progresso das empresas na criação de uma cultura corporativa inclusiva, foi desenvolvida em parceria com o Instituto Mais Diversidade e o Fórum de Empresas e Direitos LGBTQIA+ e contou com a participação de 124 empresas. Do total, 79 foram reconhecidas com o certificado de “Melhores Empresas Para Pessoas LGBTQIA+ Trabalharem”. Os resultados deste ano foram apresentados em um evento realizado no dia 19 de junho.

Tainan Lelis, de 27 anos é auxiliar de Suprimentos na Belgo Arames e foi o primeiro homem trans de Itaúna a mudar o nome. Hoje se tornou referência para outras pessoas trans na cidade.

“Vivemos numa sociedade muito diversa, não apenas pelas pessoas trans, gays e lésbicas. A sociedade em si é diversa; tem diversidade de religião, diversidade de tudo. E quando a empresa aborda isso, faz com que a gente aprenda a olhar o outro que é diferente com mais respeito”, comenta, acrescentando que se sente mais seguro em uma empresa que trabalha a diversidade.

A segurança da qual Tainan fala, por outro lado, nem sempre foi vivenciada em outras experiências profissionais. Quando estava fazendo a transição de gênero, buscou uma vaga em uma empresa de transporte e ficou com medo de cortar o cabelo e não ser contratado. Com características ainda de mulher, Tainan optou por passar todo o processo seletivo dessa forma.

“Só quando já estava contratado perguntei se poderia cortar o cabelo, usar o uniforme masculino e gravata”, conta.

Lideres de Belgo Cores recebem a certificação. Foto Divulgação/Belgo Arames

MELHORES PRÁTICAS GLOBAIS Para a gerente de Diversidade, Inclusão e Responsabilidade Social da Belgo Arames, Luciana Macedo, o reconhecimento do programa confirma as iniciativas de diversidade e inclusão da empresa. “Estão alinhadas com as melhores práticas globais, algo que nos enche de orgulho. Vamos continuar trabalhando para construir e garantir um ambiente cada vez mais acolhedor e respeitoso para todas as pessoas”, afirma.

E MAIS…
Liderança em diversidade

A Belgo Arames também foi listada entre as empresas líderes em diversidade no Brasil, no ranking da pesquisa Ethos Época de Inclusão 2024, como destaque entre as companhias mais inclusivas do setor de Bens de Capital. A empresa conta com um grupo de afinidade, chamado Belgo Cores, formado por 10 voluntários e 81 aliados, com o objetivo de promover regularmente ações que visam eliminar a discriminação e o preconceito para criar um ambiente de trabalho inclusivo.

Censo e Canal de Denúncia

Em 2022 foi realizado um Censo de Diversidade, para identificar fortalezas e pontos de melhoria, permitindo a implementação de ações mais eficazes e programas específicos para a comunidade. Um exemplo disso é o trabalho desenvolvido pelo Canal de Denúncia da companhia, que garante a segurança psicológica e saúde mental de seus colaboradores LGBTQIA+ e a produção de um novo censo sobre o tema, o DiversiCenso, previsto para agosto.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Idade máxima dos veículos de autoescolas vai aumentar
Next post Polícia Civil inaugura sede da delegacia em Cláudio