A instalação de faixas de redução de velocidade na Rua Virgílio Gonçalves, no bairro Garcias, é questionada por um cidadão, juntamente com outros quebra-molas “fora do padrão” aplicados nas ruas de Itaúna. Segundo ele, o dispositivo identificado pela Prefeitura como “ondulação transversal”, na realidade são linhas de estímulo de redução de velocidade (LRVs), que não poderiam ter sido executadas na altura especificada, como sonorizadores, estando fora dos padrões do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). “Não é ondulação transversal, como está na faixa afixada na rua, e não pode ser feito com a altura que foi feito”, aponta. “Na Rua Zezé Lima, as linhas foram corretamente aplicadas”, pondera o cidadão.
Segundo ele, essa “negligência” tem resultado em danos materiais aos veículos e elevado os riscos de acidentes, tanto para motoristas, quanto para pedestres, devido a sinalização inadequada.
“É proibida a utilização de ondulações transversais e sonorizadores como redutores de velocidade, salvo em casos especiais definidos pelo órgão ou entidade competente, nos padrões e critérios estabelecidos pelo Contran”, acrescenta.
A gerente de Trânsito e Transportes da Prefeitura de Itaúna, Cíntia Valadares, argumenta, por outro lado, que há sinalização de parada obrigatória no local e as linhas estão em conformidade com a legislação.
Em reposta enviada pela comunicação da Prefeitura ao @viuitauna, Valadares diz que o dispositivo instalado no Garcias são faixas redutoras de velocidade horizontal, um conjunto de linhas paralelas que, “pelo efeito visual, induz o condutor a reduzir a velocidade do veículo, de maneira que esta esteja ajustada ao limite desejado em um ponto adiante na via”.
Só vai trazer mais prejuízo para os motoristas, concordo que precisa de reduZir a velocidade ali, mas não tem outra maneira?🤷🏾♀️🤷🏾♀️