A Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), maior linha férrea em extensão do Brasil, prevê investir cerca de R$ 30 bilhões com a conclusão da renovação antecipada da concessão. Com a assinatura do novo contrato, a empresa destinará 80% do montante (cerca de R$ 24 bilhões) em investimentos na infraestrutura da ferrovia e aquisição de vagões e locomotivas. A VLI Multimodal, controladora da FCA, aponta ainda uma previsão de cerca de 10 mil empregos diretos. Os outros 20% do montante será destinados a outorga e compensações, valor que será repassado a investimentos na malha, obras de resolução de conflitos urbanos em 35 cidades, além do acesso ferroviário ao Porto de Aratu, na Bahia.
A proposta, já aprovada pela Associação Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), será levada para consultas públicas que ocorrerão entre 30 de setembro e 7 de outubro em várias localidades impactadas pela ferrovia, incluindo Minas Gerais.
Segundo a VLI, a renovação antecipada vai aumentar em 46% o volume de cargas transportadas durante o novo ciclo da concessão. A partir da medida, o volume, que registrou movimentação recorde em 2023, com 43,8 bilhões de toneladas por quilômetro útil, poderá avançar ainda mais. A ferrovia também terá a infraestrutura logística ampliada. Os pátios de carga serão realocados e haverá investimentos em soluções para resolução de conflitos rodoferroviários.
O CEO e CFO da VLI, Fábio Marchiori, aponta que os avanços poderão beneficiar a indústria e setores estratégicos para a economia, como agronegócio, siderurgia e construção civil, todos atendidos pela malha ferroviária.
“Acreditamos que esta renovação possa ser o símbolo de uma nova era de transformação na logística nacional, ao direcionar recursos para a modernização do modal ferroviário”, avalia.
A ANTT afirma que não existem entraves que possam impedir a renovação do contrato. A agência pontua que a reabertura do processo de participação popular visa apresentar as atualizações e colher sugestões, algo comum aos projetos de concessão ou renovação de ferrovia.
E MAIS…
Ferrovia atravessa oito estados brasileiros
Com previsão de término para 2026, a renovação amplia por mais 30 anos, a concessão dos atuais 7,8 mil quilômetros da ferrovia, que atravessam oito estados: Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe e o Distrito Federal. O novo contrato também prevê cerca de 5,7 mil quilômetros de trilhos nos corredores Minas-Bahia e Minas-Rio, além do Centro-Leste, Centro-Sudeste. (com informações do Diário do Comércio)