Paciente é transferida de Itaúna para Divinópolis após oito dias de espera

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou ao @viuitauna nesta segunda-feira (28) a transferência, após oito dias de espera, de uma paciente que aguardava um cateterismo, com urgência, em Itaúna. Ana Flávia Ferreira Barbosa, de 37 anos, deu entrada no Hospital Manoel Gonçalves no último dia 18, após sofrer parada cardiorrespiratória. Segundo a SES-MG, a paciente está internada no Complexo de Saúde São João de Deus, em Divinópolis, desde sábado (26). Uma decisão expedida pela 2ª Vara Cível da Comarca de Itaúna havia determinado ainda na quarta (23) a transferência da mulher, em um prazo de 24 horas.

A demora na transferência da paciente repercutiu na imprensa. Durante a internação, Ana Flávia contraiu uma pneumonia e sua irmã, Roberta Kelly, denunciou o caso, apontando descaso. Ela acionou a Polícia Militar de Itaúna após constatar que a irmã estava com larvas na boca.

A SES-MG informou que, imediatamente após o cadastro da paciente no SUSfácilMG, sistema de regulação estadual, foi iniciado um processo de busca de leito com o recurso necessário para o caso. A procura, de acordo com o órgão, é realizada por médicos reguladores que avaliam a necessidade do paciente, a priorização dos casos mediante critério clínico e disponibilidade do leito adequado.

EMPENHO Na quarta-feira a pasta disse que a equipe continuava empenhada para resolução do caso “no tempo mais breve possível” e o Estado ainda não havia sido intimado no processo.

LEIA A NOTA DIVULGADA PELA SES-MG NESTA SEGUNDA (28):

“A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa que a paciente citada está desde o dia 26/10 internada no Hospital São João de Deus, em Divinópolis.

Em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), não é possível divulgar informações pessoais provenientes do Sistema Estadual de Regulação Assistencial (SUSfácilMG). Dessa forma, a SES-MG não pode disponibilizar qualquer dado individualizado que diga respeito à privacidade dos pacientes”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Estado recebe 84 mil doses da vacina contra a Covid-19
Next post Drogaria Araujo prepara nova loja em ponto nobre de Itaúna