Em cerimônia no Terminal São Benedito, em Santa Luzia, na manhã desta quinta-feira (5), o governador Romeu Zema (Novo) entregou os 66 primeiros ônibus, de um total de 850, para a renovação da frota do transporte metropolitano da Grande BH. A aquisição faz parte de um acordo de R$ 382 milhões para aquisição de 600 ônibus, assinado entre a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e demais órgãos, para reequilibrar contratos em função de impactos causados pela pandemia. Além disso, as concessionárias que operam o transporte da Grande BH assumiram o compromisso de adquirir, com recursos próprios, mais 250 ônibus em 2025.
Durante o evento, Zema disse que é uma “felicidade muito grande” estar no momento, considerado o pontapé inicial do nome TREM, nova marca que passa a identificar os coletivos. Segundo o Governo de Minas, até o fim de 2025 será substituída 33% da frota total, melhorando a qualidade do serviço, alvo de constantes críticas da população.
“São veículos mais confortáveis, ágeis e seguros que vão propiciar uma melhora no transporte coletivo da região metropolitana. Por isso, eu quero agradecer ao empenho de todos os órgãos que fizeram parte dessa entrega”, diz o governador de Minas.
O acordo também teve a anuência do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG), sob intermediação da Seinfra, da Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG) e da Advocacia-Geral do Estado (AGE-MG). Antes da pandemia, o transporte coletivo da Região Metropolitana de Belo Horizonte transportava uma média de 850 mil passageiros por dia. Atualmente, a média de passageiros transportados por dia é de 570 mil.
17 ÔNIBUS PARA MATEUS LEME, AZURITA E JUATUBA Nesse primeiro lote, serão 38 novos ônibus direcionados para a região de Santa Luzia, Ribeirão das Neves, Taquaraçu de Minas e Jaboticatubas, outros 11 veículos para linhas que atendem à região de Contagem e 17 ônibus para linhas das regiões de Mateus Leme, Azurita, Juatuba e Betim.
A distribuição levou em consideração a idade dos veículos que serão substituídos, quantidade de reclamações e volume de passageiros transportados.
E MAIS…
Idade média cai de 11 para seis anos
Até o fim do próximo ano, com a entrada dos novos veículos, haverá redução da idade média da frota de 2,4 mil ônibus, passando dos atuais 11 anos para seis anos. Os critérios para a alocação dos ônibus novos, entre as 640 linhas do transporte público da Grande BH, foram estabelecidos em comum acordo com os consórcios e a Seinfra, respeitando proporção entre as sete Redes Integradas de Transporte que compõem o Sistema Metropolitano.