Apesar de constantes falhas na prestação do serviço de transporte coletivo em Itaúna, como quebras de veículos, acidentes e descumprimento no quadro de horários, a Viasul, como parte do grupo Saritur, pleiteia ao Governo de Minas a operação de linhas intermunicipais que trafegam pela MG-050. O pedido de anuência prévia, publicado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) no Diário Minas Gerais desta quinta-feira (19), requisita a transferência de quatro linhas do Expresso Gardênia entre Belo Horizonte, os municípios de Cássia, Poços de Caldas, São Sebastião do Paraíso e Guaxupé, na região Sul de Minas. O prazo para interessados em se manifestar é de dez dias.
O pedido de operação ocorre em meio à informações de um possível reajuste de tarifa em Itaúna, de R$ 6,50 para R$ 7,20, às vésperas da mudança de governo. Questionada, a Prefeitura de Itaúna se manifestou após a publicação, dizendo que “nesta gestão não ocorrerá nenhum aumento de passagem”.
Na segunda-feira (17) o grupo Saritur já havia oficializado, em outro pedido à Seinfra, a transferência de 15 linhas intermunicipais do Expresso Gardênia, por meio da Empresa de Auto Ônibus Santa Rita, uma de duas empresas que foram adquiridas do senador Rodrigo Pacheco (PSD), em agosto de 2022.
Fundada há 60 anos e sediada em Fernandópolis (SP), a Auto Ônibus Santa Rita Ltda acumulava R$ 1 milhão em dívidas ativas da União, segundo dados da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), e estava há quatro anos sem licença de operação da ANTT. Soma-se a isso um débito de R$ 133,7 mil ao estado de São Paulo e dezenas de processos trabalhistas em curso. O último registro de frota associada à empresa é de 2017, quando tinha quatro ônibus.
Em setembro de 2024, a 2ª Vara Empresarial da Comarca de Belo Horizonte autorizou a transferência de linhas da Gardênia para as empresas Max Tour, de Atibaia (SP), e SC Minas, do grupo Santa Cruz. Entretanto, em 21 de novembro a Seinfra negou o pedido de transferência de linhas para a Max Tour. O pedido incluía duas das linhas agora pleiteadas pela Viasul: 1050 – Belo Horizonte/Cássia e 1075 Belo Horizonte/Poços de Caldas. Para a operação, a Max Tour havia anunciado a compra de dez ônibus zero quilômetro.
O Expresso Gardênia está em recuperação judicial desde 2020, com a situação agravada após a Operação Ponto Final do Governo de Minas, que paralisou e transferiu linhas para outras empresas, após denúncias envolvendo atrasos, problemas sanitários e de má conservação dos ônibus. A venda de linhas é uma das alternativas admitidas pela companhia, fundada em Pouso Alegre, no Sul do estado, para se recuperar. Segundo a empresa, os prejuízos pela interrupção da operação de linhas, desde abril, superam R$ 4,5 milhões.
Além do repasse das linhas intermunicipais, a Gardênia pediu à Justiça autorização para arrendar 21 linhas interestaduais gerenciadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e vender imóveis.
NEGOCIAÇÃO COM PACHECO Sobre as vendas das empresas ao grupo Saritur, Rodrigo Pacheco declarou anteriormente que o negócio é “absolutamente normal” e que foi feito com “conceituado grupo do setor e sem qualquer correlação com a minha atuação pública”. Acrescentou ainda que a iniciativa de vender as empresas se deu em razão do diagnóstico de uma doença grave pelo pai do senador, que administrava as companhias.
Por sua vez, Rubens Lessa Carvalho, megaempresário do setor que comanda a Viasul e outras empresas do grupo Saritur, destacou a regularidade na transação e acrescentou que assumiu os passivos das companhias. Nenhum dos dois quis revelar os valores da negociação, dizendo apenas que seguiram o parâmetro do mercado. (com informações do Diário do Transporte e o Portal Metrópolis)
Coitado dos passageiros só ônibus venho principalmente aqui em Itaúna tudo sucata
A viasul desde que começou operar linhas urbanas de Itaúna sempre foi péssima em atender a população. Ônibus sujos, atraso constantemente, motoristas sem educação, quebra de ônibus, alguns acidentes em passagem de nível. Enfim, não sei como essa empresa opera em Itaúna há anos sem se importar com a população. É problema da prefeitura que ignora todos esses problemas.
A viasul desde que começou operar linhas urbanas de Itaúna sempre foi péssima em atender a população. Ônibus sujos, atraso constantemente, motoristas sem educação, quebra de ônibus, alguns acidentes em passagem de nível. Enfim, não sei como essa empresa opera em Itaúna há anos sem se importar com a população. É problema da prefeitura que ignora todos esses problemas.
Moro em Itaúna, infelizmente a cada dia o serviço de transporte fica pior. Dia 19/12, cheguei no ponto às 14.40, o ônibus só passou às 15.25h, tive que remarcar o compromisso. À noite é outro dilema, esquecem que muitos saem mais tarde do serviço, depois das 19h, os horários são escassos, às vezes demoram até mais de uma hora para passar. Nos horários considerados pico, de manhã, à tarde até as 18h, costuma ter 2 ou 3 ônibus na linha, é raro, um horário que se faz de hora em hora, é um desrespeito ao usuário, deveria ao menos no ponto que passa várias linhas, teria que reprogramar os horários para que passasse ao menos de meia em meia hora, pois muitas das vezes a linha principal de quê precisamos demora, podemos pegar uma segunda opção, mais vale andar um pouco p chegar em casa do que ficar 1h ou mais no ponto. OUTRA sugestão é que já passou da hora dos ônibus terem uma identificação atrás, seja nome ou número com várias cidades tem. Quando chega no ponto e tem 1 ou mais ônibus parado, precisa correr e ir na frente do veículo p saber qual linha é. Atrás poderia ter um letreiro igual alguns veículos tem do lado. Há várias possibilidades, letreiro, número da li há ou nome. Os ônibus estão muito sucatiados, ontem tirei uma foto do volante todo estragado, quase saindo na mão do motorista.
Trocar a gardênia, pela viasul, é o mesmo que Habilitar as duas empresas juntas novamente, tragédia + tragédia.
A população é que sofre com tudo isso. Osgovern
os governantes não estão nem aí.
Se fizerem isso só se forem mais corruptos ainda, pois é a passagem mais cara de Minas gerais e acho que do Brasil, com ônibus caindo os pedaços, horários sempre atrasados,e muito mais . É um absurdo não pode ocorrer de forma alguma.
Trabalhei nesta empresa por seis meses como motorista, da minha parte fui um motorista cordial, educado e cumpria meus horários, mas infelizmente a empresa não tem bons atos, nos faz andar com ônibus sem freio, com problemas em portas entre outros, além de não nos pagar um salário digno e não sei porque o poder público como ministério do trabalho não fiscaliza está empresa, pois os motoristas trabalha com cargas horárias desgastantes, sem intervalos para refeição, não paga nossas horas extras corretamente . Não depositam correto nosso fundo de garantia e tanto que tive que acionar a justiça pra receber o meu que não foi depositado, acho que se não tem como arcar com suas obrigações deveria da oportunidade para outra empresa.
Infelizmente é oque acontece em cidades de interior, as empresas ganham muito dinheiro, prestam um serviço precário, muitas vezes pouco cobrado pelo poder público o qual sempre se tem uma troca de favores, se comparado com as quilometragens das cidades grandes é muito melhor operar em cidades pequenas, onde muitas vezes a reclamações dos usuários ficam abafados e sem valor, que pena, e sempre se fala em aumento, Jesus!
Passagem cara, ônibus sujos e motoristas estressados. Você fica mais de uma hora no ponto. Prefeitura não faz nada para melhorar o transporte público. Itaúna a única coisa que vai pra frente é o atraso.
O maior problema está no Lobi emoresas grandes fazem Lobi muito forte com dinheiro 💰 financiamento de campanhas etc etc e quanto as empresas pequenas enxutas não conseguem nada esse é o Brasil dos Brasileiros e não adianta falar mal dos políticos eles são espelho 🪞 de uma sociedade perversa hipócrita terraplanista etc etc.