Primeiro semestre é de otimismo nas vendas, diz pesquisa da Fecomércio

O primeiro semestre de 2025 começa com otimismo nas vendas para o comércio mineiro. Uma pesquisa realizada pelo Núcleo de Inteligência e Pesquisa da Fecomércio-MG aponta que 55,1% das empresas alcançaram as expectativas de vendas para o segundo semestre de 2024. O desempenho positivo faz com que 58,4% dos empresários projetem um primeiro semestre ainda melhor que o semestre anterior. Entre os motivos estão esperança/otimismo, aquecimento do comércio e ações da loja. “Esse aumento no otimismo é em parte decorrente da confiança nas estratégias comerciais, que utilizam métodos de comunicação que superam limites físicos e geográficos”, aponta Fernanda Gonçalves, economista da Fecomércio-MG.

A pesquisa também mostra expectativa de estabilidade no comércio e de melhora nas vendas durante o ano de 2025 para 43,2% dos empresários ouvidos. As modalidades de pagamento que serão mais utilizadas no primeiro semestre do ano são cartão de crédito parcelado, com 47,3% das indicações, seguido de pix (19,2%) e cartão de crédito, parcela única (14,3%).

O levantamento foi realizado com 421 empresas de todas as regiões do estado, entre 2 e 9 de janeiro. Apesar do otimismo, 42,8% não alcançaram as expectativas de vendas do período anterior. Entre os que não compartilham do otimismo, os motivos citados são preço alto dos produtos, momento político e endividamento do consumidor.

Quando se compara o desempenho do segundo semestre de 2024 com mesmo período de 2023, o volume de vendas aumentou para 34% das empresas, sendo que o incremento foi de 20% para 31,5% dela no período.

A expectativa para as datas comemorativas do primeiro semestre de 2025 é de melhor resultado na opinião 31,9% dos empresários. Para 17,7% os resultados serão iguais. Entre as datas comemorativas com impacto positivo estão o Dia das Mães, que aparece com maior percentual entre as empresas (64,3%), Carnaval (36,1%) e o Dia dos Namorados (25,6%).

Para Gonçalves, Minas Gerais apresenta um cenário empresarial com perspectivas positivas para o 1º semestre em 2025.

“Isso permite que os setores de comércio, serviços e turismo impulsionem suas vendas, fidelizem clientes e evidenciem seus diferenciais no mercado, tanto em relação aos produtos quanto ao atendimento”.

IMPACTO DAS DATAS Gonçalves explica que, apesar dos desafios econômicos e políticos enfrentados pelos empresários, datas comemorativas que despertam emoções na população, como o Dia das Mães, o Dia dos Namorados e o tradicional Carnaval, juntamente com melhores condições de pagamento, irão impactar positivamente os setores de varejo, comércio, serviços e turismo.

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