O projeto Ver e Viver, iniciativa que visa melhorar a saúde visual de crianças e jovens da rede pública, fez a triagem de 1 mil alunos da rede pública de Itaúna e doou 81 novos óculos no ano de 2024. Uma das alunas que recebeu os óculos é Luísa Maria Alves Rodrigues, de 9 anos, aluna da Escola Municipal Ismael de Souza Arruda, em Carneiros, na zona rural. Ao todo, o projeto promovido pela Belgo Arames, por meio da Fundação ArcelorMittal, entidade responsável por direcionar os investimentos sociais da empresa, realizou 132 consultas realizadas com crianças e jovens de escolas municipais.
Os estudantes passam por consultas de triagem com testes de acuidade visual, realizadas por profissionais de saúde capacitados e educadores. Após a triagem, possíveis casos identificados são encaminhados para consultas médicas e, caso exista a necessidade, esses alunos recebem a doação dos óculos.
A gerente de Diversidade, Inclusão e Conexões Sociais da Belgo Arames, Luciana Macedo, afirma que o Ver e Viver é uma iniciativa que vai muito além da doação de óculos.
“O projeto transforma vidas, porque, ao garantir que essas crianças enxerguem com clareza, estamos fortalecendo o aprendizado, incentivando o desenvolvimento e mostrando que o cuidado com a saúde visual é um investimento no futuro de cada uma delas”, comenta Macedo.
ESCOLAS Em Itaúna participaram as escolas municipais Artur Contagem Vilaça, Augusto Gonçalves, Dona Cota, Dona Maria Augusta de Faria, Dr. Lincoln Nogueira Machado, Padre Waldemar Antônio de Pádua Teixeira, Souza Moreira, Dolores Nogueira Penido, Eduardo Gomes, Ismael de Souza Arruda, João Luíz de Sousa, João Nogueira de Penido, José Antunes Ribeiro, Modestino Francisco Rabelo e Centro de Estudos Supletivos (CESU).
Em todo o país foram investidos R$ 590 mil no projeto, com 4.408 triagens, 1.133 consultas e 800 doações de óculos, nos estados de Minas Gerais, Bahia e São Paulo. O Ver e Viver é promovido desde o ano 2000 nas cidades em que há atuação da Belgo, com o objetivo de aprimorar sua saúde visual e, com isso, contribuir para a melhora do desempenho escolar.