A sujeira nas ruas nas últimas semanas incomodou a população em Itaúna e foi pauta na Câmara, onde vereadores questionaram o encerramento do contrato da empresa responsável pela varrição e limpeza urbana. A Prefeitura alega, em comunicado, que o contrato expirou em 31 de janeiro e uma nova licitação está em fase final de elaboração. Para não interromper totalmente o serviço, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços está operando de maneira paliativa com uma equipe interna de servidores, a fim de “atender as necessidades urgentes da população”. Além disso, a Prefeitura analisa a possibilidade de uma contratação temporária para não deixar os serviços de varrição paralisados.
Segundo o comunicado, a equipe de transição havia solicitado à gestão anterior que tomasse as medidas cabíveis para a continuidade do serviço, mas, segundo a atual gestão, não há registros de ações nos documentos oficiais.
“Embora a situação tenha gerado desconforto, as ações emergenciais estão sendo realizadas para atender a população enquanto o processo de licitação para a nova empresa segue”, afirma.
CIDADÃ QUESTIONA DEMORA Na segunda-feira (10), uma seguidora do @viuitauna atentou que são mais de dez dias sem varredura nas ruas. Ela alerta que a questão é de saúde pública e a população não pode esperar as chuvas, com o lixo se acumulando em bueiros.
“O pessoal da empresa está em casa aguardando retorno”, afirma.
O QUE DIZ A PREFEITURA:
Sobre a limpeza urbana em Itaúna
Recentemente, vereadores levantaram preocupações sobre o contrato da empresa responsável pela varrição e limpeza urbana, que teria sido encerrado, e o serviço teria sido interrompido em diversos pontos da cidade. Praças e áreas de grande circulação estariam visivelmente sujas, geraram reclamações da população, evidenciando uma possível falta de limpeza em pontos essenciais.
- Situação contratual:
Ao assumir a gestão em janeiro de 2025, o prefeito encontrou o contrato com a empresa de varrição prestes a expirar, com vigência até o dia 31 de janeiro. A empresa, que atuava na cidade desde 2018, já havia tido seu contrato prorrogado anteriormente e, conforme a legislação, não poderia ser renovado novamente. Assim, o serviço de varrição foi interrompido pela empresa, que não continuará realizando os trabalhos.
Diante dessa situação, a Prefeitura iniciou desde a primeira semana de gestão os preparativos para garantir a continuidade dos serviços de limpeza urbana, com uma nova licitação em fase final de elaboração. No entanto, enquanto a nova empresa não for contratada, a Secretaria de Infraestrutura está operando de maneira paliativa com uma equipe interna de servidores, a fim de minimizar os impactos e atender as necessidades urgentes da população.
- Atraso na licitação e ações emergenciais:
A gestão atual enfrenta o desafio de solucionar a situação da limpeza urbana o mais rápido possível. A equipe de transição do novo governo havia solicitado que a gestão anterior tomasse as medidas cabíveis para continuidade do serviço, evitando a interrupção dos serviços essenciais, mas, segundo a atual gestão, não há registros de ações nos documentos oficiais. Diante disso, além do apoio da Secretaria de Infraestrutura, a Prefeitura analisa a possibilidade de uma contratação temporária para não deixar os serviços de varrição paralisados.
Enquanto o processo tramita, a equipe da Secretaria de Infraestrutura vem realizando a varrição de forma emergencial, utilizando servidores da pasta para cobrir as lacunas deixadas pela finalização do contrato anterior. A gestão tem se empenhado para garantir que a cidade continue com as ruas limpas e seguras, apesar do baixo número de efetivo para tais serviços das dificuldades no processo de transição.
- Notificação à empresa: O que foi feito?
A empresa responsável pelos serviços de limpeza urbana já foi notificada em relação à medição dos serviços prestados em dezembro, que se refere ao mês de janeiro. A medição de janeiro também foi realizada, e está dentro do prazo estipulado para a notificação. A Prefeitura acompanha o cumprimento das obrigações contratuais.
- Conclusão:
A atual gestão está comprometida em resolver a questão da limpeza urbana e garantir a continuidade dos serviços essenciais. Embora a situação tenha gerado desconforto, as ações emergenciais estão sendo realizadas para atender a população enquanto o processo de licitação para a nova empresa segue. A Prefeitura reafirma seu compromisso com a qualidade de vida dos cidadãos, trabalhando para solucionar de maneira eficiente a limpeza pública na cidade.