@viuitauna
No boletim informativo divulgado pela Prefeitura nesta terça-feira (5) consta a morte de uma idosa de 82 anos suspeita de COVID-19. Subiu para 619 o total de notificações em Itaúna – seis a mais em relação à segunda-feira. Além do novo óbito suspeito, o levantamento oficial aponta ainda a alta de um paciente de Itatiaiuçu, que estava internado no Hospital Manoel Gonçalves, depois de ter apresentado complicações durante o último fim de semana.
Conforme mostrou o @viuitauna, pelo menos outros 11 óbitos suspeitos tiveram sepultamentos diretos no município, sem a realização de velórios.
À rádio Santana FM, o secretário Municipal de Saúde, Fernando Meira, afirmou que a idosa era hipertensa, o quadro evoluiu para febre e insuficiência respiratória. Um exame foi colhido e encaminhado para a Fundação Ezequiel Dias (Funed).
Ainda de acordo com a Prefeitura, a mulher era moradora de um abrigo de idosos, cujo nome não foi revelado. Em relação ao pico da doença, foi informado que as previsões acompanham as do Estado e que o único caso confirmado de COVID-19, de um homem de 55 anos, possivelmente não passará por exames para saber se está curado.
MORTES EM MARÇO E ABRIL No total, foram registrados 67 óbitos em Itaúna em março e 56 em abril, número que evolui quando se analisa o total de enterros anunciados na cidade – pelo menos 82 e 86, respectivamente, segundo o obituário da Funerária Nossa Senhora Aparecida (Jadapax), concessionária do serviço de luto.
O setor de Administração dos Cemitérios da Prefeitura avalia, contudo, que a média de duas mortes por dia está dentro da normalidade.