Mineradora de Itatiaiuçu adota túnel de sanitização para prevenir a contaminação de funcionários

@viuitauna

Desde o último dia 24, funcionários da ArcelorMittal Mineração Serra Azul, em Itatiaiuçu, passam por um túnel de sanitização na entrada e saída do trabalho. O equipamento foi instalado pela mineradora com o objetivo de reduzir o nível de disseminação de vírus e bactérias, em meio a pandemia de COVID-19. Diante de um cenário ainda incerto nas exportações de minério de ferro, apesar da tendência de retomada da China, a empresa descarta demissões.

A tecnologia do túnel atua com a pulverização do ozônio para atingir partes do corpo, roupas, acessórios e calçados. A limpeza contra os agentes infecciosos ocorre por meio do borrifamento de água ozonizada e pela aplicação de luz negra.

“Neste momento de pandemia, a finalidade do equipamento é evitar que as pessoas levem agentes contaminantes que possam estar contidos em sua superfície para dentro de outros ambientes, diminuindo assim a curva de contágio do vírus”, afirma a ArcelorMittal Mineração.

A empresa garante que a aplicação da água ozonizada e da luz negra não representam riscos à saúde, ao contrário de agentes químicos aplicados em processo de desinfecção. Além disso, aponta que o processo já teve eficácia testada em hospitais, clínicas, laboratórios, indústrias alimentícia, farmacêutica e cosmética, entre outros, para a eliminação de microorganismos.

De acordo com a empresa, 38 empregados do grupo de risco foram afastados da unidade, além de 25 aprendizes e estagiários

DEMISSÕES DESCARTADAS A ArcelorMittal Mineração adotou protocolos de conduta e higiene, interrompendo atividades de aglomeração ou contato físico. Como forma de manter os postos de trabalho na região, a mineradora estuda alternativas para se adequar à crise atual. Nesse contexto, 38 empregados com mais de 60 anos ou doença crônica, de grupo de risco, foram afastados da mina de Serra Azul. Outros 39 adotaram o regime de trabalho em casa e 25 aprendizes e estagiários estão em férias.

Dentre as medidas adotadas estão a ampliação do horário de funcionamento dos restaurantes e número de linhas de ônibus, com limitação de empregados; medição de temperatura; uso obrigatório de máscaras; mesas com lugares marcados para evitar aproximações no refeitório; fornecimento de álcool em gel em áreas comuns, máscaras, luvas e equipamentos de proteção individual (EPIs) específicos. A ArcelorMittal Mineração também suspendeu eventos e viagens a trabalho, priorizando a reuniões virtuais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Morte de idosa de 82 anos é investigada como suspeita de COVID-19 em Itaúna; entenda!
Next post Operação da Polícia Civil e Procon do Ministério Público fiscaliza postos de combustíveis da região