Papa Francisco deixa legado de humildade e amor ao próximo

O Papa Francisco morreu às 7h35, horário de Roma, desta segunda-feira (21), no Vaticano. Sua simplicidade e coragem para defender a justiça social inspiraram a humanidade. O anúncio da morte foi feito pelo Camerlengo Kevin Farrell da Casa Santa Marta. “Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino,” acrescentou o cardeal.

Francisco assumiu o papado em 2013, mas, ao longo dos últimos anos, começou a apresentar problemas de saúde. Com a saúde cada vez mais fragilizada, chegou a usar cadeira de rodas e bengalas para se locomover. Em fevereiro, foi internado para realizar exames e tratar um quadro de bronquite. Apesar do agravamento da saúde no decorrer dos anos, vinha mantendo grande parte de sua agenda diária de compromissos, participando, inclusive, de reuniões em sua própria residência.

O prefeito de Itaúna, Gustavo Mitre (Republicanos), publicou mensagem nas redes sociais apontando que, “com humildade e coragem, o papa nos ensinou a incluir, acolher e amar”. “Sua humanidade foi sua maior força. Que descanse em paz”, disse Mitre.

Também por meio das redes sociais, o ex-prefeito Neider Moreira (PSD) manifestou pesar com a notícia do falecimento do Papa Francisco e ressaltou a mensagem de celebração da vida e da paz, deixada em sua última aparição pública, na sacada da Basílica de São Pedro para a mensagem de Páscoa, na manhã deste domingo (20). “Fica a gratidão pelo seu legado e ensinamentos perante os valores do Evangelho”, disse Neider.

O Governo de Minas e a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) decretaram luto oficial de sete dias. O governador Romeu Zema (Novo) ressaltou que o Papa Francisco foi um símbolo de simplicidade e justiça social. “Sua humildade e coragem inspiraram o mundo. Minas Gerais agradece e presta sua homenagem a esse grande homem que fez da fé um caminho de esperança e amor”, destacou o governador.

O presidente Lula (PT) também emitiu nota de pesar, em que afirma que o Papa Francisco viveu e propagou em seu dia a dia o amor, a tolerância e a solidariedade, que são a base dos ensinamentos cristãos, e sempre se colocou ao lado daqueles que mais precisam: os pobres, os refugiados, os jovens, os idosos e as vítimas das guerras e de todas as formas de preconceito. Em sua memória e em homenagem, Lula decretou luto de sete dias no Brasil.

“Assim como ensinado na oração de São Francisco de Assis, o argentino Jorge Bergoglio buscou de forma incansável levar o amor onde existia o ódio. A união, onde havia a discórdia. E a compreensão de que somos todos iguais, vivendo em uma mesma casa, o nosso planeta, que precisa urgentemente dos nossos cuidados”.

Foto: Matt Campbell/Lusa

BIOGRAFIA Biografia Francisco, nome escolhido por ele para seu pontificado, nasceu Jorge Mario Bergoglio. Argentino de Buenos Aires, foi o primeiro papa das Américas. Filho de imigrantes italianos, era o mais velho de cinco irmãos: dois homens e três mulheres. Ainda jovem, chegou a formar-se técnico em química, mas, pouco depois, escolheu o caminho do sacerdócio. Licenciou-se em filosofia, foi professor de literatura e psicologia e, posteriormente, licenciou-se também em teologia.

Foi ordenado sacerdote em dezembro de 1969, prestes a completar 33 anos. Já como padre jesuíta, foi nomeado bispo auxiliar de Buenos Aires e, posteriormente, em 2001, como cardeal, pelo então papa João Paulo II. Como arcebispo de Buenos Aires, diocese com mais de 3 milhões de pessoas, elaborou um projeto missionário centrado na comunhão e na evangelização e com foco na assistência aos pobres e aos enfermos.

Francisco foi sucessor do papa emérito Bento XVI que, em fevereiro de 2013, aos 78 anos, renunciou ao pontificado em razão de problemas de saúde. Francisco chegou a presidir o funeral de Bento XVI, em janeiro de 2023, com uma homilia em que o comparava a Jesus. Em meados de 2024, sobre a possibilidade de também ele renunciar, Francisco se referiu ao tema como “hipótese distante”, já que ainda mantinha saúde suficiente para seguir com seu papado. “Não tenho motivos sérios o suficiente para me fazerem pensar em desistir”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Batida em posto de combustíveis deixa feridos na BR-381
Next post Carreta pega fogo e fecha a BR-262 no retorno do feriado