Com mais de 3,5 mil empregados em oito unidades no país, a Belgo Arames é líder no mercado de soluções em arames. Em Itaúna, o processo de expansão da unidade gerou mais de 300 empregos diretos e tornou o município uma referência na produção de arame para pneus. Desde 2018, a empresa investiu mais de R$ 200 milhões nas duas unidades de fabricação de steel cord (arame para pneus), em Itaúna e Sumaré, no interior paulista. Para 2025, o foco da Belgo está no fortalecimento de sua posição no mercado por meio de investimentos em tecnologia avançada de automação, como o uso de Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT). Para os próximos anos, a empresa também deverá investir em infraestrutura, sustentabilidade, desenvolvimento de talentos, diversidade e inclusão.
De acordo com o gerente da fábrica de Itaúna, Roberto Bicalho, a expansão da empresa na região gerou oportunidades significativas. “Os investimentos na região, além de fortalecer a nossa capacidade produtiva, contribuem diretamente para o desenvolvimento econômico local e a valorização da mão de obra regional”, aponta.
A empresa completa 50 anos de atividades neste mês de abril. Criada em 1975, a Belgo Arames é líder na transformação de arames de aço, fruto da parceria estratégica no Brasil entre a ArcelorMittal, uma das maiores produtoras de aço do mundo, e a Bekaert, maior fabricante mundial de arames. Com sede em Contagem, a produtora de arames possui plantas industriais nos estados da Bahia, Minas Gerais e São Paulo.
Com investimentos contínuos em tecnologia e processos ao longo dos anos, a empresa tem ampliado sua atuação e hoje atende os segmentos automotivo, agronegócio, cercamentos urbanos e rurais, construção civil, óleo e gás, energia, telecom e aplicações especiais. Ela oferece um mix de produtos e serviços que atendem com tecnologia de ponta, confiabilidade e qualidade aos mais diversos perfis de clientes. O impacto dessa jornada de meio século está presente no dia a dia de milhares de brasileiros, muitas vezes sem que percebam. Do arame que protege os patrimônios até as molas do colchão para o descanso.
De quatro pneus produzidos no Brasil, cinco possuem arames steel cord da Belgo, que garantem mais segurança aos motoristas. Além do arame para pneus, o seu portfólio de produtos e soluções conta com fibras de aço e cordoalhas; arame para flexpipe (mangueira para extração de petróleo), arame para cabos e torres de transmissão e até arames para linha branca (trempe de fogão, geladeira, etc).

“Ao celebrar nossos 50 anos de história, reafirmamos nosso compromisso com investimentos estratégicos em inovação tecnológica, sustentabilidade ambiental e desenvolvimento humano. A unidade em Itaúna é uma das mais importantes do Brasil, pois produz um arame com tecnologia pioneira, reconhecido por sua qualidade, resistência e excelência, que impulsiona o setor industrial e fortalece o desenvolvimento do país”, afirma Rodrigo Archer, CEO da empresa.

IMPACTO NA COMUNIDADE E INTERNAMENTE Segundo a Belgo, é uma preocupação da empresa em dar oportunidades e contribuir no desenvolvimento das regiões onde atua. O efeito da atuação da Belgo é evidente na geração de empregos. Além dos mais de 3,5 mil empregos diretos, a empresa gera por ano uma média de 1,4 mil postos de trabalho indiretos. O cuidado com o bem-estar dos empregados e o ambiente saudável rendeu à Belgo Arames destaque no ranking das empresas brasileiras de grande porte de acordo com o prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar.
A empresa passa também por uma transformação cultural com a valorização de um ambiente onde todos se sintam acolhidos e respeitados. Somente no ano passado, o Programa de Diversidade e Inclusão foi reconhecido entre as empresas brasileiras mais inclusivas, segundo a pesquisa Ethos/Época de Inclusão 2024, realizada pelo Instituto Ethos. A Belgo Arames também foi selecionada entre as Melhores Empresas para pessoas LGBTQIA+ trabalharem no Brasil, de acordo com o ranking da pesquisa do Programa Global de Equidade no Trabalho da Human Rights Campaign Foundation (HRC), desenvolvida em parceria com o Instituto Mais Diversidade e o Fórum de Empresas e Direitos LGBTQIA+.
No que diz respeito aos investimentos sociais, nos últimos 15 anos, foram investidos aproximadamente R$ 475 milhões, somando recursos próprios e incentivos fiscais em iniciativas sociais, com mais de 30 projetos com participação total em torno de 7 milhões de pessoas.
E MAIS…
Inovação e sustentabilidade
A Belgo Arames é reconhecida pela transformação e pelo impacto positivo nos negócios, na sociedade e no planeta. A meta da empresa é investir em pesquisa e desenvolvimento para criar produtos que atendam aos clientes, de forma a reduzir os impactos ambientais em diversos setores. A empresa disponibiliza ao mercado produtores inovadores, como o recém-lançado Dramix® 4D, uma fibra de aço com quatro vezes mais resistência à tração do que os reforços convencionais que gera uma economia de até 25% em projetos de construção civil, considerando a redução do uso de materiais como o aço, concreto e mão de obra. “Nossa empresa está caminhando para ser uma referência em inovação, sustentabilidade e desempenho no setor metalúrgico. Estamos preparados para enfrentar os desafios futuros e criar uma vida melhor para todos os nossos clientes”, afirma Archer.
Premiações no segmento
Em 2024, a Belgo conquistou o 3º lugar do setor Mineração e Metalurgia do Prêmio Valor Inovação, estando entre as 150 organizações brasileiras mais inovadoras desde 2021. Também no ano passado, a empresa conquistou o 2º lugar setorial no Prêmio Época Negócios 360º na categoria Mineração e Metalurgia. Além disso, a Belgo está entre as 10 melhores empresas na categoria Mineração e Metais no Ranking 100 Open Corps.
Compromissos alinhados aos ODS
Para assegurar a integração da sustentabilidade das operações e reduzir impactos ambientais, a Belgo Arames assumiu compromissos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU e acompanhando as principais tendências globais. Além da redução de 10% do consumo total de energia e de 17% da limitação relativa de emissões Escopo I e II até 2030, uma outra ação prevista é o 0% de aterro para destinação de resíduos industriais.