Moradores de um edifício na Praça Dr. Augusto Gonçalves, ao lado da agência do Banco Mercantil, se depararam na manhã de terça-feira (29) com uma situação insólita. Uma pessoa, sem o mínimo respeito pelo outro e o patrimônio, defecou na portaria do prédio, emporcalhando o local com fezes. O mau cheiro, conforme apontado pelo jornal Folha do Povo, era insuportável e foi necessária a presença urgente de uma faxineira para limpar a sujeira.
Além da porcaria notada por moradores e passantes, pois no local também há um ponto de ônibus, o ato revela a falta de atitude por parte do poder público de Itaúna ao lidar com o grande número de andarilhos e pedintes que invadem a cidade, especialmente nos primeiros dias de cada mês.
Pessoas ocupam espaços públicos, especialmente na região central e fazem o que bem entendem, inclusive, “merda” como a presenciada na situação relatada.
REGIÃO Em Itatiaiuçu, a Prefeitura e a Polícia Militar realizam frequentemente ações de identificação e encaminhamento de andarilhos, evitando, assim, que maus elementos se infiltrem em meio aos realmente necessitados e cometam atos abusivos e até crimes. Em Divinópolis, na manhã da segunda-feira (28), um grupo de andarilhos foi abordado acampado em frente à Farmácia Central da Prefeitura. Imediatamente, policiais e assistentes sociais foram ao local, identificaram as pessoas que estavam ali acampadas e, em menos de meia hora, os andarilhos já haviam se retirado da região.
Com certeza vieram a para Itauna, a nossa praça da Matriz e as imediações da rodoviária está completamente abandonada.