O auxiliar administrativo Davi Pereira trabalha na Belgo em Itaúna há pouco mais de dois anos, quando ingressou na empresa após se cadastrar no banco de talentos, para vagas para pessoas com deficiência. Para ele, que já participou de outros processos seletivos internos, para seguir crescendo profissionalmente, a experiência tem sido positiva. Desde 2017 Davi tinha o desejo de trabalhar na Belgo. “Fui muito bem recebido, sinto que sou tratado com respeito. A produtora de arames de aço está recebendo currículos para pessoas com deficiência. Todas as vagas afirmativas disponíveis atualmente são para cargos na operação.
Davi tem hemiparesia, paralisia unilateral e movimentos reduzidos em grau leve, por ter nascido prematuro. “Acredito que a empresa me dá condições para me realizar na carreira sendo quem eu sou”, aponta.
Para se candidatar no Banco de Talentos da unidade de Itaúna é necessário ter o ensino médio completo e disponibilidade para trabalhar em turnos da manhã, tarde ou noite. O currículo deve ser cadastrado no site app.jobconvo.com. Além de salário compatível com o mercado, dentre os benefícios estão plano médico, odontológico, refeição na empresa, seguro de vida, transporte fretado, licenças maternidade e paternidade estendidas, descontos em medicamentos, auxílio óculos, gratificação de retorno de férias, participação nos lucros ou resultados da empresa (PLR) e acesso à plataforma de bem-estar corporativo.
“Para a Belgo, um ambiente plural e inclusivo é essencial, a diversidade enriquece nossa identidade e a inclusão abre caminho para que cada pessoa alcance seu potencial máximo. Valorizamos as diferenças e oferecemos oportunidades concretas de crescimento”, afirma o coordenador de Gente, Cultura e Engajamento da unidade de Itaúna, Raphael Davis.
GRUPO DE AFINIDADE Dentro da estratégia da Gerência de Diversidade, Inclusão e Conexões Sociais da Belgo Arames está um grupo de afinidade composto por pessoas voluntárias e aliadas, que desenvolvem ações voltadas para a pessoa com deficiência. Dentre os principais resultados do grupo estão a realização de sensibilizações com o público interno, identificando vieses inconscientes e preconceitos que devem ser combatidos.
“Desde 2021 a Belgo é parceira do Oportunidades Especiais, um dos principais projetos para a empregabilidade da Pessoa com Deficiência no Brasil e faz conexão com outros importantes parceiros para a causa, como a Rede Empresarial de Inclusão Social pela Empregabilidade de Pessoas com Deficiência (REIS)”, afirma a gerente de Diversidade, Inclusão e Conexões Sociais, Luciana Macedo.
Pensando na acessibilidade, a Belgo conta ainda com a Maya, assistente virtual tradutora de libras, nos seus principais canais, como no site corporativo. Segundo o Hand Talk, aplicativo tradutor de libras que desenvolveu a tecnologia, apenas 1% dos sites brasileiros disponibiliza esse recurso de acessibilidade. Por meio da parceria com o Oportunidades Especiais, também oferece consultorias especializadas e cursos gratuitos de libras para a capacitação de seus empregados(as).