Após críticas pela demora no atendimento, a Prefeitura anunciou, em alinhamento com vereadores, a retomada do modelo anterior para o sistema de agendamento de consultas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Itaúna, a partir de 1º de julho. Dessa forma os atendimentos voltarão a ser realizados por meio da retirada de fichas presenciais, por ordem de chegada, com a promessa da consulta no mesmo dia.
Quem possui consultas agendadas entre 22 de maio e 1º de julho terá os atendimentos mantidos normalmente, conforme o agendamento realizado. Neste período, atendimentos de demandas agudas continuam normalmente, por meio de triagem médica, de 7h às 8h, de 13h às 14h e, nas unidades que possuem o programa Saúde na Hora, de 19h às 20h.
Devido à mudança, não há novos agendamentos de consultas desde o dia 22.
Estiveram presentes na reunião de alinhamento, na quinta-feira (22), os vereadores Léo Alves da Rádio, Márcia Cristina, Carol Faria, Guilherme Rocha, Aristides Ribeiro, Israel Lúcio, Gustavo Barbosa, Beto do Bandinho, Giordane Alberto e Wenderson Arlei. Alguns dos parlamentares ausentes enviaram representantes.


TENTATIVA DE SOLUÇÃO Anteriormente, a Secretaria Municipal de Saúde havia anunciado medidas para resolver a demora nos agendamentos de consultas nos postos de saúde. Dentre elas, dois horários de triagem por dia, no qual o número de pessoas atendidas seria definido de acordo com o tempo disponível em cada turno; reforço no número de médicos, como nos bairros Itaunense, Lourdes e Parque Jardim; ampliação dos Dias da Saúde do Trabalhador, com novas datas ao longo do mês e em horários fora do expediente comercial; e reforço no atendimento pediátrico, com mais uma médica pediatra.
Apesar da mudança, moradores do Cidade Nova apontam que o modelo de agendamento de consultas adotado em 2025 vinha funcionando no bairro.
O posto de saúde Estratégia Saúde da Família (ESF) do Cidade Nova passou por uma reforma estrutural e foi reinaugurado em 10 de abril, como parte do Programa “Saúde na Hora”, com funcionamento estendido até 22h.
