Bruno Freitas
@viuitauna
O projeto de lei da Câmara Municipal que oferece a opção de os pais ensinarem os filhos em casa repercutiu em Itaúna e os vereadores que antes eram favoráveis à proposta de Joel Arruda (PV) agora deverão ceder e votar contra, por pressão popular. Vice-presidente da Mesa Diretora e ex-líder da base governista, Hudson Bernardes (PSD) afirma estar à frente de uma articulação e garante já ter obtido os votos necessários para manter o veto do prefeito Neider Moreira (PSD).
O método, chamado de homeschooling, já é adotado em outros países, como Estados Unidos. Antes de ser vetado, foi aprovado pelos vereadores em 23 de abril. Na ocasião, apenas Gleison Fernandes, o Gleisinho (PSD), votou contra. Anselmo Fabiano (PDT) e Lacimar Cezário, o Três (PSD), estavam ausentes e não participaram da reunião ordinária.
Ao @viuitauna, Hudson disse que articula a manutenção do veto por entender que o projeto não foi aprofundado pelos parlamentares e merecia um debate. O vereador reconhece o erro e diz que atenderá aos anseios da classe educacional.
“O processo legislativo é muito amplo, não se encerra com uma simples votação de matéria. Hoje já temos votos para manter o veto. Estou articulando a demanda inteira. Reconheço que houve um erro da nossa parte, todavia iremos nos redimir e consequentemente levar a paz às professoras que tanto merecem”, afirma.
PROFESSORES FALAM Nas redes sociais, foram diversas as manifestações contrárias à proposta de Joel. As críticas são lideradas por professores, além de militantes políticos, que consideram o homeschooling um risco ao modelo de escola pública no Brasil. O @viuitauna ouviu a opinião de quatro professores a respeito. Confira:
“Seu filho, você o educa da maneira que quiser e bem entender. Não sou contra o projeto. A pessoa tem de ter a liberdade de matricular na escola ou educar em casa. Vejo dificuldade como um pai ou uma mãe trabalhando fora vai educar esse filho em casa. Nas disciplinas várias. Fico preocupado com o convívio social, que é muito salutar. O mundo é plural. O pessoal fala muito em doutrinação na escola, mas vão doutrinar em casa”,
Luiz Mascarenhas, professor da escola Estadual Victor Gonçalves de Souza
“O homeschooling é uma lei que serve à interesses neoliberalistas. Existe um processo de precarização da educação pública no Brasil. A escolarização se tornou uma commodity muito atraente. Para que o estado vai gastar com educação, se especuladores podem lucrar com ela? A armadilha mais sagaz desse projeto é permitir que os pais criem instituições nos seus próprios moldes. Tira o direito da criança de usufruir o ambiente de formação em sociedade”,
Jonathas Santos, professor das escolas Estadual Geralda Magela Leão de Melo e Municipal Dona Dorica
“A aprovação do ensino domiciliar é um contrassenso. A escola pública no Brasil é uma conquista histórica, de muita luta. (o projeto) é uma negação dessa conquista, desse direito. Na minha geração não havia livro didático. Outro ponto é a falta de preparo dos pais, que não foram treinados para isso. Os professores estudam por um bom tempo. Além do quê onera o Estado, porque vai precisar ter um inspetor para acompanhar aquele processo. É negar o papel dos trabalhadores em educação. Se a moda pega, tira trabalho de muita gente”,
Sônia Maria Fonseca, professora da Escola Estadual Padre Luiz Turkenburg
“O projeto é inconstitucional, muito perverso e uma afronta. Tem muita gente inocente caindo nessa falácia e terá consequências muito ruins se aprovado. Nenhum pai ou mãe tem sozinho os conhecimentos, recursos pedagógicos, didática, tempo e paciência para garantir a aprendizagem. O Município jamais terá como ir de casa em casa para verificar se as crianças terão o direito à educação respeitado. O vereador se fundamenta em uma calúnia contra a escola pública, em fakenews sobre incentivo à homosexualidade e sexualização precoce”,
Mônica Regina dos Santos, analista Educacional da Superintendência Regional de Ensino
SAIBA MAIS:
Falta de fundo no Conselho LGBT motivou ataques
Em entrevista ao @viuitauna, Joel Arruda rebateu acusações de que o projeto do homeschooling implementaria doutrinação de direita, implicando em demissões de professores e trabalho infantil e explicou que o arquivamento do projeto de criação do Conselho LGBT, que não previa um fundo de gestão, é uma das razões dos ataques que sofre juntamente com a colega Otacília Barbosa (PV).
Sou professor e quero a legalização do ensino doméstica. S Escola que temos está caduca e deformando nossos filhos.
Ridículo, deixem os pais que desejam e podem,educar seus filhos em casa. Podem ter certeza,terão mais socialização do que qualquer criança que frequenta a escola! Ninguém vai tirar os empregos dos professores, até porque poucos irão aderir a essa opção!
Todos temos o direito de ter nossas opiniões, porem temos que ter a humildade de entender que somos diferentes, o que é bom pra um pode não ser bom para o outro.
E essa luta, não é para que todos se enquadrem nesse modelo de educação, mas para que aqueles que quiserem tenham esse direito preservado, assim como existe em outros países.
Até porque essa já é a realidade de muitas famílias… fico pensando tanta se fala no respeito as diferenças, essa é mais uma que deve ser regulamentada e respeitada.
“A gente acredita que a criança ela não vive em prisão domiciliar, ela só é educada e ensinada em casa, mas elas socializam, convivem e se comunicam com gente de todas as idades e classes sociais”.
A maior resistência que a família afirma encontrar contra o homeschooling é das pessoas que não o conhecem.
Não sabem o que são as famílias educadoras, não sabem o que é o dia a dia, e por isso se opõem encontrando ‘n’ desculpas para dizer que isso não funciona, que não é viável ou que você estará criando filhos ‘doutrinados’, e isso não altera em nada a nossa vida, a nossa opinião e a nossa luta pelo direito da liberdade de educar nossos filhos.
Esses professores que se posicionaram estão preocupados com sua militância política, seu próprio bolso, ou qualquer outra coisa. O que, de fato, não importa para eles, e para quem é contra a educação domiciliar, é a vida e a educação de qualidade que as crianças beneficiadas terão direito. Vivemos em um país “livre”. Portanto, é uma questão de liberdade parar de atrapalhar as famílias que tem disponibilidade para educar seus próprios filhos, famílias que não precisam entregar suas crianças a terceiros. A educação domiciliar não acaba com a escola ainda existe muitas famílias que precisam delas e que até preferem. Mas isso não é justificativa para tirar a liberdade das que optam pela educação domiciliar.
Cambada de vagabundos, quem vai conseguir educar um filho melhor do que os pais? Quem é um docente pra afirmar tal insanidade. Acredita que uma escola com uma dúzia de professores incompetentes e um monte de alunos revoltados com disciplinas e curriculum vitae variando mais que as cores de um arco-íris é melhor? Insanidade é acreditar que esta estrutura de formação de malucos e suicidas é melhor do que um pai guiando os sues dentro de um conteúdo programático determinado pelo MEC. Ser social não é se misturar com qualquer lixo, é ser supervisionado por pessoas que ligam para a proteção e educação dos seus. Até lá deixemos que estes mafiosos determinem o futuro da próxima geração. Sem mais delongas retiro minha insignificância.
Misericórdia de muitos professores de hoje em dia. São muito diferentes dos de tempos atrás. Nos comentários postados na matéria dá pra sentir o veneno, egoísmo, ignorância.
Um problema na matéria é que apresentam apenas argumentos de um ponto de vista. Eu mesmo tenho bons argumentos para essas defesas tóxicas, e olhe que não sou nenhum especialista no assunto.
Entendam que o mundo muda e que tem coisas que se fazem necessárias. Outra coisa, continuará existindo escolas e seus números continuarão almentando ainda que se aprove o homeschooling. A melhor coisa é que já existe essa metodologia em outros lugares onde podem ser captados informações. Dê o direito de liberdade as pessoas!
JOHN MAITON LIMA FERREIRA, o projeto sobre o homeschooling foi apresentado em entrevista exclusiva com o vereador Joel Arruda. Veja: https://viuitauna.com.br/2020/06/12/entrevista-joel-arruda-autor-do-projeto-de-homeschooling-espero-que-os-vereadores-mantenham-seus-votos-sem-ceder-a-pressoes/
Por que os professores tem medo do homeschooling? Por que os políticos tem medo do homeschooling? Por que os donos de escolas tem medo do homeschooling? Reflitam!!
Homeschooling não É INCONSTITUCIONAL!
Homeschooling não É OBRIGATORIO!
Homeschooling não prever acabar com as “MARAVILHOSAS ESCOLAS” do nosso país!
Homeschooling não prever acabar com a PROFISSÂO DE PROFESSORES, pelo contrário abre portas para mais uma modalidade de educação!
Sou totalmente a favor do Homeschooling. Essa é apenas mais uma modalidade de educação, NÃO é obrigatória. NÃO vai acabar com a escola.
É só uma questão de DIREITO!
Existem famílias que já praticam e desejam a regulamentação para terem tranquilidade para continuar praticando sem preconceito!
Impressionante como tantos dão opinião sobre o que desconhecem. Os opositores à educação domiciliar simplesmente não dedicaram tempo para pesquisar a respeito. A modalidade educacional que ocorre no mundo inteiro e que, ao contrário do que muitos pensam, abre um nicho de para os professores que poderão trabalhar como tutores em alguma disciplina ou produtores de conteúdo, por exemplo. Além do mais, pergunto: a escola tal como conhecemos hoje tem aproximadamente 200 anos. Antes disso ninguém aprendia nada? Quem ensinava? A educação domiciliar existe desde que os homens existem.
Até quando professores continuarão com essa mente pequena e egoísta com relação a seus empregos?
A desinformação sobre famílias educadoras continua levando pessoas a rotualarem o estilo de vida de pessoas que investem em seus lares.
Educação domiciliar é opção
educação domiciliar es a forma democrática de poder ter a livre escolha de como educar nossos filhos assim como temos livre escolha em que crer e pensar para mim tem sido uma ótima experiência ver mia filha crecer em conhecimento e sabiduría que a escola convencional não estava conseguindo fazer liberdade o princípio da humanidade
Homeschooling é um direito.
Queremos homeschooling Já!
Esses professores ai tem que justificar os bullying que as criança sofrem nas escolas a falta de segurança o ensino de péssima qualidade e que socialização é essa que eles falam se muito professores são omissos e coerente as práticas. Estão preocupados só com o viés deles. Dinheiro e Gabide de emprego. Penduricalhos de estado e município. Se vcs gostam tanto de escola vão trabalhar e deixar quem quer educar seus filhos. Vai busca melhoria pra as escolas e seus ensinos. Temos direito de reivindicar outras modalidades de ensino.
Regulamentar a Educação domiciliar não significa que todos precisam seguir esse modelo. Cada família precisa ser livre para escolher a forma de educação dos seus filhos. Se será na escola ou em casa.
Existem ótimos materiais didáticos acessevis ao público. Até melhores do que sistemas de ensino, onde visa o comércio. Famílias têm produzido excelentes matériais que disponibilizam ou vendem a baixo custo. Então, pais que decidem educar em casa tem recursos didáticos. Sobre socialização e pluralismo existe em diversos lugares, inclusive dentro da mesma família. Não é só na escola que se tem o contato com a diversidade.
Homeschooling é um direito constitucional da família. Eu gosto de comparar a liberdade em optar por esta modalidade de Educação, com o parto natural sem anestesia e com o mínimo de intervenção médica. Não são todas as gestantes que tem o privilégio de optarem por este tipo de parto. Sempre terão aquelas que precisaram de intervenção médica, até mesmo de urgência e muitas optarão pela anestesia ou pela cesárea, mesmo podendo ter um parto natural. Ou seja, a questão é a liberdade. A Escola sempre existirá e muitos pais optarão por continuar enviando seus filhos, mesmo com a regulamentação do Homescholling.
Eu como pedagoga, atuante por muitos anos como supervisora escolar, considero o Homeschooling, uma excelente modalidade de Educação. Visto que a Educação Básica hoje no Brasil tem deixado muito a desejar. E o ensino está cada vez mais defasado. Fazendo uma comparação, as crianças que estudam em casa, apresentam melhores resultados, tanto de aprendizagem, quanto de interação interpessoal e na socialização, em comparação as crianças que estudam na escola. Fora que na maioria das escolas hoje, nossas crianças não se sentem mais seguras, faltam professores, o sistema de avaliação exige que o aluno seja aprovado mesmo sem saber nada, salas super lotadas, enfim. Motivos não faltam para que a regulamentação do Homeschooling aconteça. Mas o principal deles é a liberdade de escolha, sobre a Educação dos filhos. Que é um direito dos pais, garantido pela Constituição Federal.
Há muitas divergências sobre o homeschooling. Creio que antes de apoiar ou criticar uma determinada coisa, nesse caso o ensino domiciliar, deveríamos pelo.menos procurar conhecer mais a respeito. Assim como muitos não gostam do ensino superior a distância há também aqueles que gostam dessa modalidade de ensino. O homeschooling é só mais uma modalidade de ensino básico a distância. Precisamos respeitar quem sente esse desejo de educar seus filhos da forma que acharem melhor. Já que estamos num país democrático, este é um bom momento para manifesta-la.
Homeschooling é um direito constitucional da família. Sua regulamentação será a forma do legislativo mostrar que está respeitando este direito. Não sou contra a escola. Sou a favor da liberdade de escolha, sobre a melhor Educação que daremos a nossos filhos. Sou a favor do respeito aos nossos direitos. Em favor do respeito à Constituição Federal.
Eu como professora de matemática na rede estadual de ensino de Vespasiano, sou totalmente a favor da regulamentação do Homeschooling, para que os pais, que já praticam tenham segurança em continuar fazendo e outras famílias possam adotar esta modalidade de Educação. Sou a favor por causa dos bons resultados que tenham acompanhado, com famílias educadoras que conheço. Por causa da Constituição Federal dar o direito a esta regulamentação. E por tudo que tenho vivenciado na escola, atualmente. Já passei por muitas situações constrangedoras e revoltantes durante o exercício da minha função. Várias vezes me coloquei no lugar dos poucos alunos que vão para a sala de aula querendo aprender e não conseguem, pois a maioria bagunceira dos alunos não permitem. Eles ficam no fone de ouvido. Me enfrentam. Enfrentam a diretoria. Enfim. Atrapalham totalmente a aula. Passo horas fazendo meu plano de aula e simplesmente não consigo dar minhas aulas. Tenho que passar a maior parte da aula administrando bagunça, indisciplina e falta de respeito. Por isso, se a família tem o interesse e a disponibilidade de ensinar seus filhos em casa, por quê não?
Quem é contra o homeschooling simplesmente não se deu o trabalho de pesquisar ou procurar saber como vive e funciona uma família que prática esta modalidade. São famílias sérias, dedicadas, que apenas optaram por educar os filhos com afinco.
Esta modalidade já existe e não acabará com as escolas, muito menos a pública. Sabemos que muitos pais não podem ou não querem ensinar seus filhos em casa e, estes, continuarão mantendo seus filhos nas escolas.
Outra falácia é que precisará de mais funcionários públicos para fiscalizar essas famílias. Uma prova online, conforme as escolas estão fazendo com seus alunos durante o período de quarentena, já é mais do que suficiente para provar se o aluno está mesmo sendo ensinado.
Também acho que esta matéria deveria ouvir os dois lados e não mostrar apenas um ponto de vista da história.
Os bons professores não perderão seus empregos, pelo contrário, além de continuarem dando aula nas escolas ainda poderão ser contratados pelos pais, se acharem necessário, para ajudar a montar o currículo escolar dos filhos ou para aulas particulares.
#Homeschoolingélegal
#HomeschoolingUrgente
Os comentários desses professores aí estão pesando toneladas de ignorância. Tudo que eles estudaram foi o Ministério da Educação que regulamentou, alguém avisa eles que existe vida inteligente fora da regulamentação estatal.