@viuitauna
Um técnico em enfermagem de 22 anos é a quarta vítima de COVID-19 registrada em Itaúna em menos de 48 horas, depois de a cidade já ter apontado o óbito de dois idosos, de 68 e 78 anos, além de outro paciente de Itatiaiuçu, durante o fim de semana. Em nota divulgada na manhã desta segunda-feira (6), o Hospital Manoel Gonçalves afirma, sem detalhar os casos, que as mortes na cidade ocorreram em razão da infecção e fez todo o possível nos atendimentos.
A primeira morte do último sábado (4) foi registrada às 13h05. A vítima, um homem de 68 anos morador do bairro Santa Edwiges, já possuía pressão alta, diabetes, insuficiência cardíaca, doença renal crônica e histórico de Acidente Vascular Cerebral (AVC). De acordo com a instituição de saúde, faleceu em virtude do agravamento do quadro, depois de dar entrada no último dia 22. Cerca de duas horas depois, a Prefeitura divulgou o segundo óbito durante o fim de semana, de uma idosa de 78 do Cidade Nova, também por complicações em decorrência do contágio.
Ainda na tarde de sábado, populares apontaram nas redes sociais a morte de uma mulher de 44 anos de Itatiaiuçu, confirmada pelo hospital somente nesta segunda. Na nota, o hospital não especifica detalhes sobre este e o caso do técnico em enfermagem, filho da mulher. Ambos eram moradores de Itatiaiuçu.
PRIMEIRA MORTE EM ITAÚNA Em 29 de maio, um homem de 52 anos com histórico de Doença Pulmonar Crônica já havia falecido em Itaúna. Ele residia no assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em Itatiaiuçu, e antes de ser transferido, chegou a dar entrada no Pronto Atendimento 24h da cidade vizinha. O diagnóstico positivo para COVID-19 foi confirmado após exame da Fundação Ezequiel Dias (Funed), em 3 de junho. O cidadão foi sepultado em Ibirité, sua cidade de origem.
REFORÇO NA UTI Nos últimos dias, Itaúna voltou a lotar as Unidades de Terapia Intensiva (UTI) dedicadas à pacientes com o novo coronavírus. Além dos oito leitos contratados pela Secretaria de Estado de Saúde, o hospital afirmou ao @viuitauna que abriu quatro novos leitos para atendimentos particulares, totalizando 12 UTIs.
O numero de leitos de enfermaria disponíveis para a pandemia também passou de dez, conforme anunciado em abril, para 15. O setor de observação permanece com dez leitos. “O hospital fez todo projeto de enfrentamento desde março e este já está em prática”, acrescentou o Manoel Gonçalves.
Leia a nota emitida nesta segunda-feira:
Matéria atualizada às 13h20 de 6/7/2020 com novas informações