@viuitauna
Apesar do descaso na conservação de casarões históricos, já demolidos, em diferentes gestões, a Prefeitura aponta “respeito à memória” de Itaúna ao anunciar a conclusão da reforma do Museu Municipal Francisco Manoel Franco, localizado na Praça João Pessoa – a Praça da Estação. A obra, cuja ordem de serviço foi assinada em janeiro de 2019, com prazo inicial de contrato de cinco meses, contemplou a troca de telhado, piso, forro, rede elétrica e hidráulica, pintura, construção de banheiros e almoxarifado.
Está marcada para esta quarta-feira (12) a solenidade de entrega da restauração, que será transmitida pelo Instagram da Prefeitura de Itaúna, às 16h. A promessa é de que o imóvel abrigue salas para exposições itinerantes e uma cafeteria, resgatando a cultura e a memória dos antepassados itaunenses.
O museu faz parte do Centro Histórico de Itaúna, abrigando por décadas a Estação Ferroviária, e estava interditado há mais de cinco anos, por causa da situação precária, com riscos de desabamento.
Inicialmente orçada em cerca de R$ 180 mil, a reforma foi financiada com recursos do Fundo Municipal do Patrimônio Artístico e Cultural (Fumpac) e inclui acessibilidade para portadores de mobilidade reduzida, com rampas, banheiros adaptados, portas e corredores com medidas adequadas para receber o público.
Ainda de acordo com o Município, o trabalho de restauração foi realizado com assessoria de empresa especializada em consultoria museológica.
109 ANOS DE HISTÓRIA Em 1º de julho, a antiga Estação Ferroviária da cidade, que abriga o museu, completou 109 anos de existência. O primeiro trem chegou a Itaúna em 10 de março 1910, mas a Estação só foi inaugurada no ano seguinte, segundo o Rotary Itaúna. O Museu Municipal Francisco Manoel Franco foi inaugurado em 18 de setembro de 1992.