@viuitauna
Inaugurado há sete meses por políticos, o Centro Oncológico do Hospital Manoel Gonçalves começou a funcionar em setembro, anunciou a Prefeitura de Itaúna nesta quarta-feira (23). A unidade de alta complexidade permite a realização de consultas, exames, cirurgias, internações e acompanhamento de nutricionistas e psicólogos à portadores de câncer. Pacientes de radioterapia, porém, continuarão encaminhados para Divinópolis, uma vez que a cidade ainda não dispõe de aceleradores lineares para as sessões do tratamento.
Os encaminhamentos são realizados por médicos da atenção primária ou secundária dos municípios da microrregião, o que inclui Itatiaiuçu, Itaguara e Piracema, além da Região Ampliada Oeste. Na sequência, os diagnósticos são encaminhados para a regulação das secretarias Municipais de Saúde, responsáveis por agendar os procedimentos.
Em abril, o início da operação do Centro Oncológico foi adiado pela Casa de Caridade Manoel Gonçalves de Sousa Moreira, entidade mantenedora, em função da pandemia de COVID-19. A previsão inicial era de que o local começasse a atender em março, com uma capacidade de 230 pacientes/mês.
A unidade tem estimativa de repasse federal de R$ 5,066 milhões anuais e também será utilizada por alunos do curso de Medicina da Universidade de Itaúna. Os equipamentos foram doados pela Associação de Voluntários no Apoio e Combate Ao Câncer (Avacci), o que, de acordo com a provedora da Casa de Caridade, Marilda Chaves, foi determinante para a inauguração.
No texto enviado à imprensa, a Prefeitura ressalta ainda que o “início efetivo do funcionamento afirma Itaúna como polo médico regional hospitalar também nesta área”.
HABILITAÇÕES O credenciamento do Centro Oncológico junto ao Ministério da Saúde foi anunciado em 18 de dezembro de 2019. A portaria que autorizou o funcionamento junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) já havia sido publicada em abril de 2018. A data de inauguração se arrastava desde a conclusão das obras, em maio de 2017.
Ainda bem que começou o atendimento, de forma precária, mas os necessitados terão um alento para seus males.