@viuitauna
Diante da escalada da COVID-19 em Itaúna, que já chega a 124 casos ativos, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) descartou ao @viuitauna sugerir novamente o fechamento de bares e restaurantes durante a pandemia. De acordo com o órgão, nenhuma nova recomendação foi emitida pela 3ª Promotoria de Justiça, a exemplo do que ocorreu no fim de maio. A Prefeitura, porém, não elimina a possibilidade de novo recuo, uma vez que Itaúna segue as orientações da Superintendência Regional de Saúde (SRS) para o Minas Consciente.
A microrregião está enquadrada na onda vermelha, de serviços essenciais, do plano do governo do Estado, apesar de a Prefeitura ter optado por seguir a onda amarela, já ultrapassada pela verde na macrorregião Centro-Oeste. Caso a SRS aponte a necessidade de Itaúna seguir a onda vermelha, o comércio em geral, e não apenas os bares e restaurantes, terão de baixar as portas novamente, afirmou à reportagem a assessoria de comunicação do Município.
Boletim desta quarta-feira (23) aponta 33 novos infectados em relação a ontem, com acumulado de 164 nos últimos sete dias e média de 23 casos identificados por dia, na última semana.
Desde março, foram notificadas 723 pessoas com COVID-19 na cidade, sendo que 589 já se recuperaram, fora as dez mortes somente no Hospital Manoel Gonçalves – dado que não contabiliza pacientes em outros municípios, como um idoso itaunense de 83 anos que faleceu, no último dia 7, no Hospital Mater Dei, em Betim.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde reconheceu o “aumento expressivo” de casos nas duas últimas semanas e afirma que monitora o cenário, sistematicamente, com o Comitê Municipal de Enfrentamento e a direção do hospital. Diariamente são avaliados aspectos como quantidade de novos casos, evolução da doença e ocupação de leitos voltados à infectados.
“Mesmo com os 10 óbitos ocorridos até esta terça-feira (22), o índice de mortalidade (por 100 mil habitantes) registrado em Itaúna – 11,4 – equivale a um terço do resultado em Minas Gerais e a um sexto dos números relatados nacionalmente”, justifica o Município.
Assista ao comentário de Bruno Freitas no jornal Cidade em Notícia da TV Cidade Itaúna:
MÁSCARA OBRIGATÓRIA A Prefeitura de Itaúna ressalta ainda a necessidade de a população de continuar seguindo os protocolos de prevenção da COVID-19, o que inclui o uso obrigatório de máscara nas ruas, além de álcool gel, respeito ao isolamento social e distanciamento entre pessoas.
“A Secretaria Municipal de Saúde está retomando também as campanhas de orientação e conscientização. Ações de prevenção serão realizadas em parceria com as entidades de classe que compõe o grupo CDE Itaúna e com as cidades da microrregião (Itatiaiuçu, Piracema e Itaguara). Além disso, foram entregues oficialmente ao Hospital Manoel Gonçalves os dez respiradores doados pela FIEMG, através do SINDIMEI”, completa a nota.
Na minha opinião deveria fechar tudo de novo pq a coisa da feia e o povo não respeita