@viuitauna
Uma das atrações mais movimentadas do Carnaval de Itaúna em 2017 e 2018, o camarote na área externa do Espaço Cultural não será montado esse ano. A licitação realizada pela Prefeitura para o aluguel do espaço encerrou deserta e a empresa responsável pela estrutura nos dois últimos anos considera que o momento econômico atual no Brasil não é propício para o investimento.
O @viuitauna conversou com um dos responsáveis pelo camarote nos dois últimos anos. Segundo o produtor Cleiton Borges, a organização decidiu não participar em 2019 em virtude da crise econômica no Brasil. No ano passado, a empresa responsável pela montagem do espaço teve um prejuízo 70% maior comparado a 2017, mesmo com um movimento médio estimado de 1,5 mil pessoas/dia e atrações como a dupla sertaneja Thaeme & Thiago.
“Decidimos não entrar na execução do projeto novamente simplesmente pela situação financeira que o país atravessa. É uma situação que atinge tanto as empresas como os cidadãos. Prevendo que talvez o resultado não fosse satisfatório na parte financeira, de investimento e de trabalho, achamos melhor não entrar na concorrência”, justifica.
Cleiton não descarta, contudo, voltar a produzir o camarote do Carnaval de Itaúna no futuro. “Ano que vem, se a situação do Brasil melhorar e a economia acelerar, podemos pensar. Não é um projeto descartado. É um projeto que na verdade queríamos dar continuidade”.
QUALIDADE O produtor aponta que a chegada do camarote ao Carnaval itaunense coincidiu com a queda da economia brasileira desde 2016. “A estimativa acaba sendo mais para menos do que para mais. Para não cair a qualidade, optamos em não fazer em 2019.”