Decreto de 2018 proíbe veículos pesados em 57 vias de Itaúna; após acidente, Trânsito promete revisão

Bruno Freitas
@viuitauna

Um decreto publicado pelo Município em 10 de agosto de 2018 proíbe o tráfego de caminhões e carretas acima de cinco toneladas em 57 vias de Itaúna, mas deixou fora da lista a Rua Divinópolis, palco de sucessivos acidentes – como o que vitimou a diretora do Colégio Educare, Vânia Silva, em 9 de outubro. Depois da repercussão do caso, que levou a Prefeitura a reconhecer um abaixo assinado datado de janeiro e realizar uma nova reunião com os moradores do Morro do Sol, nesta quinta-feira (15), a Diretoria Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) pretende realizar uma revisão das vias com potenciais riscos de acidentes na cidade.

Em outro acidente na Rua Divinópolis um ciclista quase veio a óbito. A partir de quarta-feira (21) será proibida a passagem de veículos pesados na via, em ambos os sentidos, no trecho entre as esquinas com as ruas Carmelo de Abreu e Sinhô Mendes.

Ao @viuitauna, a gerente Superior de Mobilidade Urbana, Cíntia Valadares, explicou que a promulgação do decreto 6.779, assinado pelo prefeito Neider Moreira (PSD), o secretário Municipal de Regulação Urbana, Paulo de Tarso, e o ex-procurador Jardel Araújo, atende aos padrões técnicos exigidos pelo Denatran e pelo Detran-MG para a municipalização do trânsito. A principal motivação para a publicação, contudo, foram carretas estacionadas para descarga na Eletro Zema, ao lado da sede da Prefeitura, e ao longo da Rua Silva Jardim.

“Um dos requisitos (para a municipalização) é que a cidade seja sinalizada dentro dos padrões técnicos. Precisamos atualizar as placas antigas que ainda existem nas ruas. É muito trabalho, ainda mais com a extensão de ruas pavimentadas e a equipe é pequena”, pondera Cíntia.

A gerente garante que não será necessário publicar um aditivo para acrescentar a Rua Divinópolis e outras vias, como a Rua Dona Neca, no Cerqueira Lima, na regulamentação do Poder Executivo. “O decreto foi criado a partir do problema de carretas estacionadas na Praça Dr. Augusto Gonçalves e Rua Silva Jardim. Algumas vias já estão sinalizadas, outras em andamento. Itaúna tem vias com descidas absurdas que precisam de intervenção de redução de velocidade. Infelizmente tem alguns lugares que virão a tona, como no caso da Rua Divinópolis, onde os acidentes eram recorrentes. Estamos com atenção neste local e vamos tentar abarcar toda a cidade”, garante.

Equipe da Regulação Urbana esteve na Rua Ramon Eustáquio Moura, mas abertura de trecho não é garantida.

ABERTURA DE RUA Ofício do vereador Lacimar Cezário, o Três (PSD), de 5 de agosto de 2019, solicitou ao prefeito a necessidade de abertura e limpeza da Rua Ramon Eustáquio Moura, como alternativa de tráfego para a Rua Divinópolis no trecho entre os bairros Morro do Sol e Morro do Engenho. Apesar da cobrança, a DMTT ainda não definiu se a obra será de fato realizada. De acordo com Cíntia Valadares, a via já havia sido construída, mas a Prefeitura desconhece as razões de ter sido fechada ao trânsito. Desta forma, serão retomados os estudos para saber se existem impedimentos ambientais e no solo para a circulação de veículos.

“Vamos avaliar se dá para abrir. Se for melhor para a coletividade, não houver impedimento ambiental e perigo, a tendência é que a rua seja aberta, uma vez que já existe, tem nome e postes de iluminação”, diz.

Diretora de escola faleceu depois de ser atingida por caminhão sem freio, na Rua Divinópolis; acidente revoltou itaunenses. Foto: Divulgação/Redes sociais

SITUAÇÃO DOS QUEBRA-MOLAS O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) solicitou um levantamento à Prefeitura de Itaúna para verificar se todos os quebra-molas da cidade estão dentro dos padrões técnicos. Nenhum quebra-molas existente foi instalado na atual gestão. A inclinação da Rua Divinópolis não permite a instalação de quebra-molas, explica a gerente Superior de Mobilidade Urbana, mas pode receber um radar de velocidade.

Assista ao comentário de Bruno Freitas no jornal Cidade em Notícia da TV Cidade Itaúna:

https://www.facebook.com/viuitauna/posts/3270417579718695

SAIBA MAIS
O que diz o Decreto 6.779:

Regulamenta as vias da Zona de Restrição de Circulação de Veículo de Carga (ZRCVC), proibindo o tráfego de caminhões e carretas acima de cinco ton. em 57 ruas e praças de Itaúna, de segunda a sexta das 6h às 20h, e aos sábados, das 6h às 13h. A regulamentação estabelece que as vias citadas devem ser sinalizadas com placas “R-9 Proibido Tráfego de Caminhões”, especificando os dias e horários das restrições, ficando os caminhões flagrados desrespeitando a proibição, sujeitos a multa conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Após sequência de acidentes, Trânsito proíbe descida de veículos pesados na Rua Divinópolis, no Morro do Sol
Next post Carro-forte capota na AMG-0345 em Carmo do Cajuru; homem morre e outros três ficam feridos